Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
A MONITORIA NO PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO E ESTÍMULO PARA A DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Emily Catarine da Silva Soares
Autores:
- Wivianne Lima Brito Góes
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação do monitor nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, como uma forma de aproximá-lo da prática da docência, o que possibilita um aprendizado compartilhado. A docência está inserida em todas as demais áreas da enfermagem, pois para executar a profissão, faz-se necessário ter conhecimento básico sobre docência e técnicas de ensino. Após ter realizado monitoria em 4 disciplinas, surgiu a ideia de fazer um relato de experiência, visto que há pouca divulgação ou incentivo do programa de monitoria no espaço acadêmico e até mesmo pouco interesse por parte dos alunos e como consequência isso acaba levando a privação de experiências. OBJETIVO: mostrar como a monitoria auxilia no desenvolvimento pessoal e acadêmico do discente e o estímulo para a docência, através do relato de experiência. METODOLOGIA: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência embasado na vivência durante a monitoria dos anos de 2021 à 2023, para turmas de 2° e 3° período do curso de enfermagem do Centro Universitário do Norte e utilizando-se de suporte 2 artigos publicados na base SciELO e DocPlayer. RESULTADOS: esta vivência despertou habilidades relacionadas ao papel do docente, como comunicação, desenvoltura, raciocínio crítico e capacidade de liderar. A monitoria vem colaborar no processo de formação, pois o acadêmico como monitor assume outra postura, com novas habilidades e aptidões. Durante a monitoria, foi possível estar à frente de dois eventos a “Semana da Genética” e a palestra “Genética & Câncer: qual a relação entre eles?” participar da organização agregaram bastante ao aperfeiçoamento profissional, pois permitiu crescimento, por meio de responsabilidades, autonomia e iniciativas. Da semana da genética, surgiu o “Natal solidário”, onde alimentos não perecíveis foram arrecadados e assim foi possível fazer a doação para famílias de uma comunidade. Baseado nisso, observamos que a monitoria vai além de somente auxiliar o professor. CONCLUSÃO: a monitoria enquanto possibilidade de aproximação dos discentes à docência representa uma excelente ferramenta, a qual viabiliza o desenvolvimento de habilidades inerentes ao seu exercício. Sendo assim, é fundamental que as instituições de ensino incentivem mais, para que os acadêmicos vejam possibilidades de atuação e assim mobilizá-los com vistas a construção de diversas competências, para além da formação específica do curso.