LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O APRIMORAMENTO DA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM ENFERMAGEM
Relatoria:
Ana Eloísa Cruz de Oliveira
Autores:
  • Sthephanie de Abreu Freitas
  • Daniel Cândido de Lima
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A atual geração discente encontra-se em um contexto no qual a evolução das abordagens educacionais possui um papel relevante. Nessa perspectiva, as metodologias ativas de aprendizagem tornam-se uma realidade cada vez mais presente e necessária no processo de trabalho docente, contribuindo com as dinâmicas de ensino-aprendizagem e aperfeiçoando inclusive o ensino superior. Objetivo: Relatar a experiência docente na utilização de metodologias ativas de aprendizagem para o aprimoramento da formação acadêmica em Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que apresenta a vivência docente na utilização de metodologias ativas para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem e qualificação da formação em Enfermagem, em uma instituição de ensino superior localizada no município de João Pessoa, na Paraíba. Resultados: A utilização de metodologias ativas mostrou-se uma experiência diferenciada na atuação docente, uma vez que possibilitou um processo de ensino-aprendizagem interativo, reflexivo e crítico, tornando os discentes mais atentos, criativos e envolvidos com as atividades acadêmicas. Dessa forma, é possível perceber que o desenvolvimento de metodologias como a gamificação, a sala de aula invertida, a aprendizagem baseada em problemas, os estudos de caso e a aprendizagem entre pares e times, pode favorecer a fixação de temas abordados nas disciplinas e qualificar a formação discente. Além disso, por proporcionar atividades individuais e coletivas, estimulam o protagonismo discente e desenvolvem habilidades frente ao trabalho em grupo. Ressalta-se que tais metodologias demonstram resultados positivos, uma vez que contribuem de maneira significativa no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes de cada acadêmico de Enfermagem. É perceptível que ainda há uma certa resistência de alguns discentes diante de alternativas de ensino que fogem do modelo tradicional, baseado apenas na transmissão de conhecimento e uma figura passiva do estudante. Contudo, isso tem sido superado de forma gradativa, a partir de uma utilização contínua de diferentes metodologias ativas, alinhadas de acordo com o cenário de aplicação. Considerações finais: Constatou-se que as metodologias ativas atuam de forma potencializadora no processo ensino-aprendizagem, gerando um impacto positivo para o aprimoramento da formação em Enfermagem.