Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
DESAFIOS DE APRENDIZAGEM NO REINGRESSO ACADÊMICO COMO PÓS GRADUANDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
ONADJA BENICIO RODRIGUES
Autores:
- RAFAELA CAROLINI DE OLIVEIRA TAVORA
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A necessidade de entrada no mercado de trabalho afasta o graduado da universidade. A expansão dos centros universitários e abertura de cursos de pós-graduação, tem proporcionado aos profissionais oportunidades de retomar a vida acadêmica. A procura pelo aprimoramento surge de diversas necessidades, como progressão institucional, qualificação, mudança de carreira ou mesmo realização pessoal. Objetivo: relatar a experiência de uma estudante de mestrado acadêmico em Saúde Coletiva sobre a vivência de reingresso na vida acadêmica. Metodologia: trata-se de um relato de experiência da vivencia acadêmica no curso de mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no ano de 2021 a 2023. Resultados: reiniciar a rotina acadêmica depois de alguns anos de egresso da universidade é uma tarefa que impõe desafios, pela modificação na rotina de ser um profissional em exercício de atividade, conciliando aos compromissos pessoais. As atividades profissionais passaram por adequações para atender as demandas da academia, evitando conflitos nos horários, mas gerando sobrecarga de atividades, que foi mascarada pela realização pessoal. Diante desse desafio, ainda se adequar a uma modalidade de ensino remoto, emergente de um estado de distanciamento social, causado por um vírus que resultou numa pandemia (COVID-19). Contudo, foi necessário aprender a se adequar as atividades de grupos, e o contato com professores por meio de plataformas virtuais (aplicativos e redes sociais), e a restrição as bibliotecas físicas supridas pelas digitais. Num cenário diferente do ensino conservador experienciado pela maior parte da vida acadêmica, a figura do professor também remete o alcance das metas, em especial ao orientar com qual se tem mais tempo em contato, sua naturalidade e desenvoltura em se adequar as mudanças, produz o efeito de leveza na condução do ensino, torna-o prazeroso e encantador. Conclusão: Os desafios impostos pelo retorno as atividades acadêmicas constatam que as dificuldades podem ser vencidas diante do apoio e da reorganização, que possibilita o planejamento, e a definição de estratégias para atingir as metas. Dessa forma, ampliando a percepção acerca das potencialidades frente as situações que emergem necessidades especiais, e contribuem para o desenvolvimento intelectual.