Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
Contribuições da iniciação científica (IC) na formação de enfermagem: relato de experiência
Relatoria:
Julia Santos Lisboa
Autores:
- Jucilene Luz Neves
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Estudos apontam que o ingresso do discente em projetos de Iniciação Científica (IC) contribuem não só para o crescimento acadêmico ou curricular, e sim com o pessoal, coletivo, intelectual, e ainda para a futura práxis profissional. É importante fomentar trabalhos acadêmicos que discutam as benesses proporcionadas pela IC, com a finalidade de incentivar a participação acadêmica (MATOS et al., 2022). OBJETIVO(s): Relatar a experiência de enfermeiras, durante a graduação em enfermagem acerca do período de duração das IC, entre 2022 e 2023. MÉTODO: Estudo descritivo de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, permitidas através da vivências na participação em dois projetos de IC, ambas com aprovação em edital, sob processo seletivo. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através da IC, foram construídos dois protocolos assistenciais com enfoque na sistematização da assistência de enfermagem (SAE), sendo um de Oncologia e outro de Estomaterapia, mediante revisão integrativa da literatura e análise observacional da realidade. A IC possibilitou o ensino-aprendizagem por meio da metodologia ativa, fortaleceu o pensamento crítico, aproximou os discentes da pesquisa, capacitou a assistência profissional, aprimorou o trabalho em equipe e a escrita científica (ARAUJO et al., 2015). CONSIDERAÇÕES FINAIS: Urge a necessidade de incentivar a participação de acadêmicos na produção científica, a fim de fortalecer a cientificidade na enfermagem.