Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
CAPACITAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS COM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
JOSÉ EDSON ALVES DA SILVA
Autores:
- ALAN MARIZ GOMES
- ANTÔNIA LÍRIA FEITOSA NOGUEIRA ALVINO
- DÉBORA DENISE MEDEIROS SILVA
- JOSÉ AUGUSTO DE MEDEIROS DANTAS
- IGOR BRUNO DE ARAÚJO BRITO
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Uma liga acadêmica proporciona experiências significativas em diversos cenários de ensino-aprendizagem, assim como, uma interação mais ativa e direta com a sociedade. Desta forma, foi possível identificar a necessidade da capacitação dos professores em primeiros socorros em atendimento à “Lei Lucas”. visibilizando um tema e público alvo que fosse de acordo com as propostas da Liga, proporcionando uma ação de trabalho em equipe efetiva e satisfatória. Relatar a experiência de alunos membros da Liga Acadêmica de Emergência do Seridó, em uma ação realizada de maneira prática com professores de ensino fundamental e infantil, no município de Cruzeta/RN em 2022. A vivência decorreu no semestre letivo 2022.1. pelos discentes da Liga Acadêmica de Emergência do Seridó da UERN Campus-Caicó. A capacitação foi realizada em dois dias, com início teórico por meio de slides e em seguida uma ação prática, com a divisão de grupos que iriam passar por cinco estações específicas do Suporte Básico de Vida - imobilização de membros; RCP, desengasgo; convulsão e posição lateral de segurança. Foi possível identificar por meio das discussões com os participantes, o desconhecimento a respeito de algumas práticas e da importância de alguns materiais para este suporte. Porém, foi contemplado de forma significativa a eficácia de uma prática correta e o que fazer diante de cada situação, são ações que geram chances maiores de sobrevivência ou impedem que o estado se agrave. Contudo, a objetividade da compreensão do conteúdo mostrou-se alcançada perante às estratégias metodológicas. A capacitação trouxe uma contribuição significativa para os profissionais e a própria sociedade, uma vez que possibilitou um ambiente escolar mais seguro, informado e preparado para quaisquer agravos que possa acometer as crianças e adolescentes.