LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE ENFERMAGEM NO PÓS-PANDEMIA
Relatoria:
ANTONIO WERBERT SILVA DA COSTA
Autores:
  • JOSÉ WICTO PEREIRA BORGES
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A educação mediada por tecnologias foi uma realidade vivenciada no período de emergência em saúde pública causado pela Covid-19. No ensino de enfermagem, a modalidade de ensino remota deixou lacunas, como também trouxe novas perspectivas educacionais, pois já estávamos diante de uma transição tecnológica no processo de ensino. Objetivo: Compreender o uso de tecnologias e as perspectivas futuras de professores que atuaram no ensino remoto em enfermagem. Metodologia: Estudo analítico de abordagem qualitativa. Realizado com cinco docentes da graduação em Enfermagem de uma instituição de ensino pública. A produção dos dados ocorreu em janeiro de 2022, por meio de entrevistas realizadas em uma plataforma de videoconferências. Os dados foram processados no software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, por meio da Classificação Hierárquica Descendente, produzindo classes que possibilitaram uma análise e definição de categorias temáticas por meio de compreensão de sentidos. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí sob parecer nº 5.017.821. Resultados: O processamento dos dados e a interpretação de sentidos possibilitaram a definição de quatro classes temáticas, sendo elas: Classe 4 – Tecnologias na ampliação do acesso ao ensino de enfermagem; Classe 3 – Softwares introduzidos diante das necessidades educacionais; Classe 2 – Adversidades e contratempos ao modelo de ensino; Classe 1 – Perspectivas de um futuro com possibilidades de ensino remoto. As classes temáticas possibilitaram a compreensão do processo, com a identificação dos principais meios tecnológicos utilizados, como também as possibilidades para a continuidade de sua utilização no ensino de enfermagem. Considerações finais: Os professores demonstraram uma ampliação no uso e conhecimento de tecnologias educacionais com o período de ensino remoto, o que trouxe novas opções e novos métodos a serem utilizados. As vivências deixam perspectivas para a utilização contínua das metodologias educacionais utilizadas no período remoto.