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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO ENSINO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
FRANCISCA LUANA DA SILVA
Autores:
  • HEMELYNI CECÍLIA GONÇALVES LIMA
  • DANELLE DA SILVA NASCIMENTO
  • RAÍSA BARBOSA DA SILVA
  • CLARANY ALVINO LEITE RAMOS
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A simulação realística tem uso significativo em treinamento e capacitação. É amplamente empregada em uma variedade de campos, incluindo a Enfermagem, onde, a retenção do conhecimento permanece através de treino e aquisição de habilidades, sem colocar em risco a segurança do paciente. Enquanto metodologia educacional é difundida em muitos países, mas ainda pouco utilizada no Brasil, tendo alguns desafios para sua implementação. Objetivo: Relatar a experiência de enfermeiras durante um curso de simulação realística em um hospital universitário. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, aos moldes de relato de experiência de enfermeiras durante curso em um Hospital Universitário em Recife – PE. Esse tipo de pesquisa permite a reflexão diante uma situação vivenciada. A experiência foi vivida entre maio e julho de 2022. Por relatar experiência direta das pesquisadoras, não houve necessidade de submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa, entretanto, ficam assegurados os princípios bioéticos na confecção do manuscrito. Resultados: O curso deu-se em sistema híbrido, com trinta profissionais, ao longo de dez módulos, conhecendo as fases da simulação, elaboração de cenários, uso de pacientes simulados, moulage e simulação aplicada à avaliação. A maioria não tinha contato prévio com a metodologia, sendo necessária uma demanda de tempo maior do que o estipulado, para que os participantes tivessem contato com os conceitos primários de forma equânime. Houve cenários com uma atmosfera de tensão e urgência, simulando as pressões emocionais que enfrentamos na prática real. Foram encontrados desafios como: adaptações ao método fora da grade curricular, carga horária limitada e limitações de infraestrutura do centro de simulação. Considerações finais: O curso permitiu que a integração dos participantes fosse reflexiva e uma inovação na forma de desenvolver o raciocínio clínico, com experiências imersivas em um ambiente seguro. É fundamental a elaboração de estratégias para organizar essa modalidade de aprendizagem, sendo um diferencial já na graduação. Instrumentos validados orientam a elaboração de cenários de simulação em saúde, respeitando as boas práticas, permitindo a reprodutibilidade nas instituições. Ainda requer o aumento do investimento por parte das instituições de ensino em centros de habilidades permitindo o treinamento em técnicas complexas, corroborando para identificar falhas, corrigir e aprimorar habilidades clínicas.