Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
O USO DE CASOS CLÍNICOS NO ENSINO DO EXAME FÍSICO NA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Patricia Gastauer
Autores:
- Izabelly Pereira de Moraes
- Jéssica Tavares e Silva da Conceição
- Keila da Silva Souza
- Roseli Silva Santos
- Marcos José Risuenho Brito Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O exame físico é instrumento de importância incontestável na assistência de enfermagem ao paciente, ele permite coletar dados gerais do estado de saúde, identificar problemas, definir diagnóstico de enfermagem, planejar, implementar ações e acompanhar a evolução do quadro. Nesse sentido, a incorporação dos casos clínicos no ensino, permite que haja a contextualização do ensino teórico com a realidade prática. Sendo assim, à natureza desse trabalho está direcionada para estudo de caso, com abordagem qualitativa, com a intenção de uma avaliação cuidadosa que guie um diagnóstico para solução de determinada anormalidade. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem no uso de casos clínicos para realização do exame físico na enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido por estudantes no laboratório de práticas de enfermagem, a partir da vivência com uso de casos clínicos no ensino do exame físico. O estudo foi realizado entre abril e maio de 2023 em uma instituição de ensino superior privada, localizada em Belém-Pará . Os alunos recebiam os casos clínicos, relacionados a importância do exame físico, etapa relevante para o planejamento do cuidado do enfermeiro, buscavam avaliar o paciente através de sinais e sintomas, procurando por anormalidades que podem sugerir problemas no processo de saúde e doença. Resultado: Observou-se que os 28 estudantes de enfermagem mantiveram interesse nos casos clínicos, através do conhecimento prévio adquirido da disciplina de semiologia. Ademais, foi perceptível que houve a compreensão sobre a proposta do plano de ensino sobre os casos, o estudo serviu para demostrar como aplicar o método correto da inspeção, a palpação, a percussão e a ausculta, além do conhecimento da aferição dos sinais vitais e a importância de ultrapassar etapa no exame físico na assistência ao paciente. Considerações finais: O uso de casos clínicos foi de suma importância para a aprendizagem sobre exame físico na enfermagem, sendo aplicados de forma dinâmica e interativa pelo docente, permitindo desenvolvimento e aperfeiçoamento dos estudantes. Desse modo, o uso desta metodologia ultrapassa a realização de somente um aprendizado teórico, sendo possível observar e entender a importância no domínio dos casos clínicos expostos com situações que o enfermeiro irá vivenciar diariamente no seu processo de trabalho, portanto, ressaltando a importância da qualidade da assistência de enfermagem.