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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
CUIDADOS COM O RECÉM-NASCIDO: EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA
Relatoria:
ANA BEATRIZ SOUSA ALVES
Autores:
  • ERLON GABRIEL REGO DE ANDRADE
  • LEILA DO SOCORRO SANTOS DUARTE
  • IVANEIDE LEAL ATAÍDE RODRIGUES
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A atenção à saúde da criança e do recém-nascido é um campo estratégico prioritário do Sistema Único de Saúde e envolve ações de promoção da saúde, prevenção do adoecimento e assistência integral, visando ao crescimento e desenvolvimento saudáveis e à redução da morbidade e mortalidade no público infantil. Nesse contexto, demonstra-se a importância dos cuidados de enfermagem, que abrangem a realização de consultas, procedimentos e ações educativas para qualificar o serviço e ampliar as possibilidades para que os usuários tenham melhor qualidade de vida. OBJETIVO: Relatar a experiência de uma residente de enfermagem ao realizar ação educativa com gestantes sobre os cuidados com o recém-nascido. METODOLOGIA: Estudo desenvolvido por ocasião das atividades práticas supervisionadas do Programa de Residência Multiprofissional em Estratégia Saúde da Família, da Universidade do Estado do Pará, em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no município de Ananindeua, Pará, Brasil. Esse Centro faz parte do território de abrangência de uma Unidade Básica de Saúde, a qual se configurou como um dos cenários de prática assistenciais e gerenciais do Programa de Residência. A ação foi realizada no formato de roda de conversa, com um grupo de gestantes atendidas pelo CRAS. Para tanto, as gestantes foram abordadas pela residente durante o comparecimento delas no serviço, oportunidade na qual foram convidadas a participar da ação, que ocorreu em 30/05/2022. Empregando linguagem acessível e prezando pela dialogicidade do encontro, a profissional abordou os seguintes aspectos: vínculo mãe-bebê, síndrome mão-pé-boca e exames da triagem neonatal. RESULTADOS: Participaram dez gestantes, as quais interagiram significativamente entre si e com a residente, demonstrando que a ação contribuiu para esclarecer dúvidas, compartilhar experiências, rever e ampliar os conhecimentos delas sobre o tema. CONCLUSÃO: Nas atividades práticas dos profissionais de enfermagem e nas rotinas dos serviços da Atenção Primária, verifica-se que a educação em saúde permite compartilhar conhecimentos técnico-científicos de forma adaptada à realidade de um grupo social. Portanto, na esfera dos cuidados maternos com o recém-nascido, ações educativas podem contribuir para promover a qualidade de vida do binômio mãe-bebê. Além disso, compondo o processo ensino-aprendizagem, salienta-se que esta experiência contribuiu para a formação da residente, aperfeiçoando suas práticas profissionais.