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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
AUDITORIA INTERNA DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PARA ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Érica Sobral Gondim
Autores:
  • Katyshely Sá de Souza
  • Nice Dias Gonçalves
  • Leilane Gonçalves de Oliveira
  • Nathália Pereira Santos
  • Emiliana Bezerra Gomes
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO:O processo de acreditação hospitalar, que avalia a aptidão de uma instituição de saúde para promover assistência de qualidade e com segurança aos pacientes, é composto por requisitos e padrões que possibilitam sua classificação em três diferentes níveis de excelência, de acordo com a Organização Nacional de Acreditação. Para conquistar o selo de certificação de excelência é necessário que haja uma cultura organizacional voltada para qualidade, segurança, gestão integrada e excelência em gestão. A colaboração entre gestão e assistência é necessária para melhoria dos processos de trabalho. Nesse sentido, a análise situacional com discussão entre profissionais da gestão e assistência oportuniza pontuar potencialidades e fragilidades do serviço e otimizar os processos de melhoria da qualidade. OBJETIVO:Relatar a experiência de uma enfermeira em uma reunião interprofissional setorial de avaliação de desempenho da qualidade da gestão e da assistência. MÉTODOS:Trata-se de um relato de experiência da participação de uma enfermeira assistencial na reunião realizada em abril de 2022 para elaboração de um relatório de desempenho relativo à qualidade da gestão e assistência na unidade de terapia intensiva, em um hospital acreditado do interior do Ceará. RESULTADOS:Foram discutidos em reunião temas como gerenciamento de resíduos, perfil assistencial, dimensionamento de recursos humanos e insumos, interação profissional-paciente-família, qualificação profissional, infraestrutura e planejamento, plano terapêutico, registro de eventos adversos e vigilância, registros multiprofissionais em prontuários eletrônicos, entre outros relevantes no processo de manutenção do selo de acreditação de excelência. Foram analisados requisitos e evidências de conformidade. Em cada tópico foram acrescidas sugestões de estratégias visando atingir conformidade. A fragilidade na comunicação foi citada com frequência, assim como a sensibilização para melhorar a adesão aos protocolos assistenciais vigentes. Ao final, foi elaborado o relatório, surgindo também uma proposta de criar comissões próprias para atuar em cada fragilidade identificada. CONCLUSÃO:A interação entre profissionais da gestão e da assistência fortalece a qualidade nos serviços prestados. Alinhar as perspectivas da gestão e da assistência no cuidado ao paciente crítico, permitindo a troca de experiências, fornece subsídios para proporcionar um planejamento mais eficaz de estratégias para uma gestão de excelência.