Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
CONSTRUÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA O CUIDADO AO PACIENTE DIABÉTICO
Relatoria:
ANNA VALERIA DUARTE CALIXTO
Autores:
- Maysa Regina de Assis Lima
- Verônica Mendes de Carvalho
- Kaio Hemersson Oliveira Romão
- Rafaelle Cavalcante de Lira
- Maria Berenice Gomes Nascimento
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
O Diabetes Mellitus (DM) é caracterizado como um distúrbio metabólico que apresenta hiperglicemia persistente, relacionada a uma deficiência na produção de insulina ou na sua ação nos tecidos. O DM é influenciado por fatores genéticos, biológicos e ambientais, acomete aproximadamente 425 milhões de pessoas no mundo e é responsável por prejuízos na saúde pública, envolvendo complicações metabólicas, vasculares, aumento de morbidade, redução da qualidade de vida e elevação da taxa de mortalidade dos seus portadores. Na área da saúde as tecnologias são divididas em três classificações: leve, leve dura e dura. A tecnologia educacional se configura como um conjunto sistemático de conhecimentos científicos voltados para a organização das atividades a fim de tornar possível a educação dos indivíduos. A construção de materiais educacionais de base tecnológica visa obter ferramentas confiáveis que possibilitem às equipes interdisciplinares orientar e simplificar as ações de educação em saúde por meio de oportunidades de práticas pedagógicas participativas, em substituição ao modelo de comunicação unilateral baseado na prática e verticalização, e na entrega de em formação. Assim, o impacto positivo das tecnologias educacionais na vida dos portadores de DM, incentiva as equipes multidisciplinares, pesquisadores e acadêmicos de saúde a inserirem recursos recreativos e didáticos validados em suas ações com os indivíduos diabéticos. Objetivo Geral: Construir uma tecnologia educacional para auxiliar no ensino-aprendizagem, visando uma melhora nas ações de autocuidado dos pacientes com Diabetes Mellitus. Metodologia: Trata-se de uma investigação multimétodo, haverá a combinação de técnicas quantitativas e qualitativas em um mesmo delineamento de pesquisa e uma abordagem metodológica para o desenvolvimento, a avaliação e o aprimoramento da tecnologia. Resultados: A tecnologia cuidativo educacional intitulada “Batalha da Saúde” tem por objetivo estimular o desempenho cognitivo dos portadores de Diabetes Mellitus, de maneira lúdica. Conclusão: A tecnologia intervencionista estruturada busca viabilizar estímulo cognitivo, interação social e aprendizado do portador de DM, poderá ser utilizada de maneira individual ou coletiva, incentivando o portador de DM e criando estímulos de atenção, orientação, memória, compreensão e percepção. Como também, auxiliar a equipe multidisciplinar e a comunidade acadêmica na disseminação do conhecimento de maneira lúdica e efetiva.