Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
AÇÃO EDUCATIVA SOBRE ALEITAMENTO MATERNO PARA GESTANTES EM UMA MATERNIDADE REFERÊNCIA:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Deborah da Silva Jardilino
Autores:
- Alana Rocha Tomaz de Souza
- Brenda Silva de Souza
- Nayara Lourenço Rocha
- Raphaele Maria Almeida Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A Organização Mundial da Saúde ressalta a importância do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e, a partir de então, iniciar a introdução alimentar concomitantemente ao aleitamento materno (AM) por dois anos ou mais. Em virtude dos benefícios, a amamentação é a estratégia que compõe a mais considerável e econômica intervenção para diminuir a morbimortalidade infantil. Assim, objetivou-se relatar as experiências vivenciadas por enfermeiras residentes em obstetrícia no desenvolvimento e realização de uma ação educativa sobre o AM. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado no mês de julho de 2022 com gestantes internadas em uma maternidade referência na cidade de Fortaleza-CE. A ação educativa constitui-se em uma roda de conversa sobre o AM, abordando os seguintes temas: Benefícios do AM para mãe/bebê, composição e características do leite materno, pega e posições adequadas do recém-nascido (RN), confusão de bico, fatores que facilitam o desmame precoce, higienização adequada das mamas, livre demanda na oferta da mama ao RN, amamentação cruzada e processos realizados no banco de leite. Para abordar os assuntos, as enfermeiras optaram por realizar a dinâmica de mitos e verdades, afim de incentivar a participação ativa dessas mulheres, bem como garantir que as mesmas pudessem relatar suas experiências e aprender umas com as outras. Ademais, o uso de jogos educativos favorece a atenção e apreensão das gestantes ao que se refere ao conteúdo abordado. Diante disso, percebeu-se que as gestantes puderam ter um momento de convivência no trabalho em grupo, onde trocaram conhecimentos e práticas. A utilização do recurso lúdico da dinâmica educativa realizada, além de favorecer o desenvolvimento de competências, como a comunicabilidade, demandou atenção e envolvimento das mulheres, o que facilitou o seguimento da ação de maneira interativa. Durante o jogo, as gestantes se mostraram interessadas e entusiasmadas ao relatarem suas vivências com a amamentação em gestações anteriores e estórias que ouvira de seus familiares. Por fim, a produção e utilização do recurso educativo possibilitou às residentes o aprimoramento da criatividade e habilidade nos relacionamentos interpessoais, ademais proporcionou aos envolvidos um momento recreativo de troca de experiências, informações e aprendizagem, abordando assuntos inerentes e essenciais acerca do aleitamento materno.