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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
PROMOÇÃO DA SAÚDE DO ADOLESCENTE NO AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Jully Anne da Silva
Autores:
  • Jayara Nunes Barbosa
  • Pamela Farias Santos
  • Felipe Hugo Mesquita de Paula
  • Neiva Francenely Cunha Vieira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Durante a graduação, os acadêmicos de enfermagem têm a oportunidade de vivenciar estratégias didáticas no cenário da prática desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes do cuidar de distintos grupos e cenários. Dentre eles está o ambiente escolar, que possibilita aos acadêmicos realizar atenção à saúde do adolescente, compreendendo como uma etapa do ciclo vital marcada por mudanças físicas, hormonais, emocionais e de descobertas. Deste modo, sendo necessária atenção e cuidado na promoção da saúde. OBJETIVOS: Relatar a experiência de acadêmicos na aprendizagem prática vivenciada durante o estágio da disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar do Adolescente. METODOLOGIA: O estágio ocorreu com acadêmicos do 5° semestre do curso de enfermagem da Universidade Federal do Ceará e foi realizado em junho de 2022 em uma escola pública de Fortaleza, Ceará. O estágio foi dividido em três etapas: a primeira foi a consulta de enfermagem, onde foi aplicado um instrumento para avaliar a saúde do adolescente e elaborar um plano de cuidados. A segunda etapa foi a devolutiva da consulta, com orientações e a entrega de material educativo contendo recomendações de saúde relacionadas às queixas e às necessidades identificadas na avaliação. A terceira etapa foi uma atividade educativa contemplando as temáticas predominantes nas etapas anteriores. Nessa atividade, os acadêmicos realizaram dinâmicas para melhorar a interação entre os envolvidos, em seguida, de forma lúdica e interativa abordaram os temas selecionados deixando aberto espaços para compartilhamento do aprendizado entre os adolescentes. RESULTADOS: Foram realizados 18 atendimentos com devolutivas e 36 adolescentes participando da atividade educativa, sendo eles do 9° ano, com faixa etária entre 14 e 15 anos de idade. Os assuntos predominantes nas consultas e abordados na terceira etapa foram saúde mental, sexualidade e alimentação. A maioria dos adolescentes mostrou-se interessada e participativa durante todo o processo e o espaço para compartilhamento de aprendizado foi muito rico devido a participação ativa desses adolescentes no diálogo, tirando dúvidas, expressando opiniões, preocupações e experiências pessoais. CONCLUSÕES: As vivências e conhecimento obtidos foram muito importantes para o desenvolvimento profissional dos acadêmicos de enfermagem e as atividades de educação em saúde foram de extrema importância para estimular o autocuidado e a ampliação de conhecimentos entre os adolescentes.