Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
CONSTRUÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO PARA O USO DE ANTICOAGULANTE EM PACIENTES COM FIBRILAÇÃO ATRIAL
Relatoria:
Thais Moreira de Sena
Autores:
- Maria gyslane Vasconcelos Sobral
- Silvania Braga Ribeiro
- Juliana de Souza Nunes
- Luciana Farias Bastos
- Karleandro Pereira do Nascimento
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
Introdução: O coração é responsável pelo bombeamento de sangue para todo o corpo. O sangue distribui oxigênio, nutrientes e hormônios para os tecidos e retira produtos residuais provenientes do metabolismo das células. Contudo, este órgão está sujeito a anormalidades, dentre estas as doenças arrítmicas, a exemplo da fibrilação atrial, condição clínica que necessita de tratamento com anticoagulantes. Objetivo: Construir material educativo para pacientes com diagnóstico de fibrilação atrial em uso de anticoagulantes. Método: Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento do tipo metodológica para construção de um folder educativo realizada no período de agosto de 2018 a abril de 2019. A população desse estudo foram os pacientes com diagnóstico de fibrilação atrial que utilizam a terapia de anticoagulação e que realizam o controle do INR ambulatorialmente. Este serviço funciona em um hospital público terciário situado na cidade de Fortaleza-CE referência na área de cardiopneumologia. A criação do folder seguiu três fases: (1) seleção do tema e revisão dos benefícios da anticoagulação oral a partir de uma pesquisa bibliográfica; (2) Escolha do conteúdo e ilustrações a partir da identificação e das necessidades identificadas conforme revisão de literatura; e (3) Elaboração e montagem do layout da tecnologia levedura. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos sob o parecer de nº 1.369.028. Resultados: Observou-se que a tecnologia levedura foi compreendida pelos usuários do serviço e aceita pelos profissionais de saúde do ambulatório como uma ferramenta estratégica de comunicação e promoção da saúde. Além do mais o folder traz autonomia e independência para o indivíduo enquanto sujeito ativo e protagonista do processo de cuidar. Conclusão: A construção de um folder educativo é uma importância ferramenta na promoção de educação em saúde, sintetiza as informações sobre temática para o público leigo e direciona a prática baseada em evidência.