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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
CONHECIMENTOS DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA APLICADOS EM AULAS PRÁTICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Deanne Dias Barbalho
Autores:
  • Ana Beatriz Bezerra Costa
  • Maria Eduarda Ferreira de Souza
  • Anália Andréia de Araújo Nascimento
  • Valeria Dantas de Azevedo
  • Isabelle Campos de Azevedo
Modalidade:
Pôster
Área:
Dimensão ético política nas práticas profissionais
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A formação dos profissionais de enfermagem requer, sobretudo, uma educação de qualidade que oferte habilidades necessárias para o desenvolvimento de atividades nas áreas de assistência, gerência, ensino e pesquisa. Nesta perspectiva, a disciplina de semiologia e semiotécnica visa formar enfermeiros com habilidades de realizar o processo de enfermagem e executar, na prática, o embasamento teórico estudado. OBJETIVO: Relatar a experiência de discentes da graduação, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em aulas práticas da disciplina Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem realizadas na enfermaria clinico-cirúrgica do Hospital Universitário Onofre Lopes. METODOLOGIA: Relato de experiência de alunas da disciplina de Semiologia e Semiotécnica. RESULTADOS: Foi realizado um debate entre três alunas que vivenciaram as práticas da disciplina, e pela primeira vez estiveram no hospital como discentes. Entre as falas foi evidenciado o quanto o contato inicial com o paciente é um momento desafiador, traz medo e insegurança, que cria um desconforto e bloqueio para a realização dos procedimentos como anamnese e exame físico. No entanto, ficou claro que é a partir dessa experiência que se começa a construir uma relação ética entre enfermeiro-paciente e que, sobretudo, o respeito e a compreensão devem prevalecer. Além disso, outro fator que ganhou destaque na discussão foi o desenvolvimento de uma atitude mais humanizada em relação aos pacientes que foram cuidados ao longo do semestre, neste momento de aprendizado a ligação emocional que o paciente cria com os profissionais e vice-versa é se suma importância para o processo de formação do enfermeiro. CONCLUSÕES: Diante das experiências vivenciadas, ficou clara a compreensão das dimensões que compõem o cuidado e que a prática proposta no âmbito hospitalar fornece embasamento para a ação e o saber-fazerem enfermagem. Outrossim, a execução do trabalho na rotina da enfermaria amplia o aprendizado teórico-prático por estimular a busca por conhecimento e, também, o treino das habilidades e competências esperadas por um estudante da disciplina, como por exemplo para saber o ângulo correto das agulhas para cada tipo de administração parenteral, realização do exame físico de forma correta, entre outros Por fim, cabe salientar a importância das aulas práticas nos serviços de saúde como complementação do embasamento teórico para agregar a carreira acadêmica do discente de enfermagem.