Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA NO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA EM UM MUNICIPIO PIAUIENSE
Relatoria:
Iago de Sousa Fernandes
Autores:
- Priscila de Oliveira Soares Rocha
- Maria Luzinete Rodrigues da Silva
- Luan Wesley Marques Máximo
- Antônio Kassio de Oliveira
- Augusto Cezar Antunes de Araújo Filho
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) presta atendimento 24 horas por dia para agravos de saúde de urgências e emergências, através de veículos especializados que se deslocam até o usuário. Esta modalidade classifica-se em pré-hospitalar primário, quando proveniente do usuário; e atendimento secundário, para descolamento de pacientes entre hospitais. Desse modo, o serviço atende e/ou transporta a vítima para o serviço de saúde tendo em vista a redução de complicações, sequelas ou os riscos de morte. Objetivos: Descrever a experiência vivenciada por estudantes de enfermagem em um estágio no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do município de Floriano-PI. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, com abordagem qualidade, em que a vivência se deu no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, por meio da disciplina de Urgência e Emergência do curso de bacharelado em enfermagem, na qual os discentes tiveram contato com rotinas e procedimentos realizados pelos funcionários do serviço. Resultados: No período de um mês de atividades práticas, foi possível conhecer a fundo o serviço prestado à comunidade. Com a experiência obtida no primeiro dia, observou-se e vivenciou-se como funciona o atendimento, além de conhecer a estrutura física e os profissionais que atuam no atendimento ao cliente. Foi observado com maior frequência, ocorrências como: crises de ansiedade, em que muitas vezes eram confundidas com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), falhas na triagem de atendimento que atrapalhavam o correto regulamento das ambulâncias, ocorrências de acidentes automobilísticos que aconteciam com maior frequência em horários de almoço e, ainda, a existência de muitos trotes, o que dificulta o acesso da população ao serviço. Conclusão: O estágio no serviço foi bem proveitoso e serviu para o melhor entendimento acerca da teoria repassada em aulas expositivas, assim como para o desenvolvimento de habilidades, com o treinamento prático. Vivenciar na prática um pouco do que foi aprendido nas aulas teóricas, possibilitou uma visão diferenciada do serviço à medida que promoveu maior conhecimento, habilidade e segurança em se tratando da assistência às urgências e emergências. Faz-se necessário que politicas públicas sejam fortalecidas no sentido de melhorar a qualidade e assistência do serviço prestado a fim de reduzir danos e agravos à saúde da população.