Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
AÇÃO EDUCATIVA SOBRE TUBERCULOSE REALIZADA NA UMS DO GUAMÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Arthur Filocreão dos Santos Oliveira
Autores:
- Gisele Monteiro Viana
- Domingos Pinto Pimentel
- Joyce dos Santos Freitas
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Hodiernamente, a tuberculose é uma doença infectocontagiosa por vias aéreas, que acomete principalmente os pulmões. Nesse sentido, a ação educativa é imprescindível para orientar sobre medidas de prevenção e como atuar em casa de contato com pacientes com tuberculose. Dessa forma, a criação de tecnologias que abordem o tema torna-se imprescindível para que facilite a comunicação e melhore na forma do cuidado. OBJETIVOS: A atividade tem como objetivo aprofundar e relatar a importância do saber teórico acerca da tuberculose, sua ação no corpo e o preconceito existente em relação à doença na sociedade. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por estudantes do curso de enfermagem do 4° período da Universidade Federal do Pará, na UMS do Guamá. Além, da utilização de cartazes com informações sobre tuberculose e para a dinâmica ministrada. RESULTADOS: No início da ação educativa foi notória a baixa receptividade de alguns usuários por vergonha ou não interesse, sendo necessário maior estímulo verbal por parte dos acadêmicos. Entretanto, no decorrer do jogo, houve um grande envolvimento dos participantes, ficando evidente a sensação de curiosidade diante de casos e dúvidas com pessoas conhecidas e em ambiente familiar. Durante o jogo, a cada resposta correta eles comemoravam e ficam felizes com o conteúdo que adquiriram acerca da doença. A atividade lúdica mostrou-se eficiente pela contribuição com o aprendizado e esclarecimento de dúvidas, de forma simples e envolvente, trazendo resultados positivos não só para os usuários, mas também para os alunos envolvidos, ao explicitar a importância de não ignorar o conhecimento prévio que cada indivíduo traz consigo. CONCLUSÃO: Por meio dessa ação os acadêmicos tiveram a experiência de grande importância para o processo de aprendizagem e para compreenderam a complexidade da atuação do enfermeiro na Unidades Básicas de Saúde, tendo como uma das suas principais atribuições promover a educação em saúde com temas variados para que a população entenda a importância de conhecer a sintomatologia e cuidados com doenças que estão em seu cotidiano, tendo como exemplo a tuberculose.