LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
Produção Técnica da Comissão de Educação em Saúde de Enfrentamento Contra a COVID-19
Relatoria:
ANTÔNIO SIMEONE CORREIA LEITÃO
Autores:
  • Lícia Kellen de Almeida Andrade
  • Yasmin Maria Pereira Lima
  • Yasmin Epifâmio de Souza
  • Ana Karoline Cordeiro Maia
  • Cássia Rozária da Silva Souza
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Em março de 2020 a Organização Mundial de Saúde decretou estado de pandemia, após um aumento global de casos de uma nova doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, levando aos serviços de saúde estado de alerta, com novas medidas de prevenção e promoção de saúde. A partir da publicação do Decreto Nº 42.061 de 2020 a Universidade do Estado do Amazonas paralisou as atividades e houve a criação do seu Comitê de Enfrentamento Contra o Coronavírus, que dentre suas ações, compôs a Comissão de Educação em Saúde e Enfrentamento à COVID-19 formado por docentes e discentes da UEA. Objetivo: Descrever a experiência da criação de tecnologias educacionais pelo Comitê de Enfrentamento do Coronavírus da UEA Metodologia: Relato de experiência da elaboração de tecnologias educacionais, criadas pela Comissão de Educação em Saúde e Enfrentamento à COVID-19 da UEA. Resultado: A comissão se propôs a construir Tecnologias Educacionais em diversos formatos para elucidar a população sobre os impactos da pandemia à saúde de todos. Foram adotadas as seguintes etapas: a) realização de revisão integrativa de literatura; b) realização da síntese; c) adaptação de linguagem escrita e visual, respeitando o público-alvo. Desta forma, foram criados grupos de trabalho para os mais diferentes campos e áreas (saúde da criança, saúde da mulher, gerontologia, saúde indígena, odontologia, etc.) de acordo com as especificidades dos acadêmicos e seus respectivos professores, o que culminou com a produção de cartilhas, folders, glossários, episódios de podcast e postagens em redes sociais sobre COVID-19.Conclusão: O distanciamento físico criado pelo pandemia permitiu o estreitamento do contato entre a comunidade científica e o público em geral por meio de ferramentas de interação digital, criada pelas redes sociais e demais ferramentas da internet levando a difusão de informação com evidência ao grande público, cumprindo assim, o seu papel social de produzir e difundir.