Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM NO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Maria Iasmym Viana Martins
Autores:
- Veronica Egline Farias
- Xarlouise Felix Araújo
- Luciana Maria Montenegro Satiago Souza
- Danielle d'Ávila Siqueira Ribeiro
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Programa de Integração Ensino-Serviço (PIES), criado pela Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), seleciona estudantes de graduação de diversas áreas, e contempla vivências no Hospital do Coração (HC), anexo da SCMS. Por meio do PIES, evidencia-se a articulação dos processos teóricos com a prática profissional, aspecto que contribui para um processo ensino-aprendizagem mais efetivo.
Objetivo: Discorrer vivências de estudantes de graduação com a Sistematização da Assistência de Enfermagem a partir do Programa Ensino-Serviço.
Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, referente às vivências práticas no PIES, em uma enfermaria clínica do HC de Sobral-CE. A experiência ocorreu no mês de abril de 2022.
Resultados: O estágio do PIES trata-se de uma seleção feita por estudantes de graduação, por um período de um ano, contando com uma carga horária de 84 horas mensais. O acadêmico acompanha o profissional de enfermagem em suas funções, considerando que a implantação da SAE desde 2002, requer adequações necessárias a cada contexto institucional. O COFEN cita para que o enfermeiro desenvolva a Processo de Enfermagem, o mesmo deverá ser realizado por meio das seguintes etapas: histórico, diagnóstico, planejamento, prescrição e evolução de enfermagem (COFEN, 2009). Logo, durante a vivência, que o serviço conta com uma rotina específica para a realização do PE, em que há um destaque às prescrições e evolução de enfermagem. Face a isso, reflete-se como isso pode influenciar na formação do discente, implicando em desafios conceituais, teóricos e práticos sobre a Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE).
Além disso, a atuação neste Programa facilita o estudante conhecer uma das principais ferramentas de trabalho do enfermeiro, a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e o Processo de Enfermagem (PE).
Conclusão: A vivência revelou que a implementação da SAE e Processo de Enfermagem é um processo bastante complexo e ao mesmo tempo extremamente necessário para se atingir a qualidade na assistência de enfermagem, uma vez que a abordagem do tema nesta vivência vem preparando acadêmicos para iniciarem o processo de implantação da SAE e aplicação do PE dos mesmos.