Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
O USO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Relatoria:
Karina de Jesus Cruz do Carmo
Autores:
- Laura Sousa Marques
- Nancy de Souza Felipe de Nazaré
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A simulação realística é uma tecnologia educacional, que visa soluções para problematizações em cenários que representam a realidade, na qual o processo é controlado para proporcionar a realização e reflexão da prática. Esse recurso garante o envolvimento na aprendizagem, oportunizando conhecimento, confiança e segurança no exercício das ações. Objetivo: Descrever a utilização da simulação realística como tecnologia educacional em enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa realizada no mês de julho de 2022, tendo como pergunta norteadora “Como a simulação realística como tecnologia contribui no ensino de enfermagem?”. Utilizou-se as bases de dados MEDLINE, LILACS e BDENF, por meio dos seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Treinamento por Simulação”, “Educação em Enfermagem” e “Tecnologia”, combinados através do operador booleano “AND”. Foram incluídos artigos completos disponíveis na íntegra, nos idiomas português ou inglês, que abordassem a temática entre 2017 e 2022. Como critérios de exclusão: revisões de literatura, teses, monografias, dissertações, artigos que fugissem da temática e que estivessem repetidos nas bases de dados. Resultados: Foram selecionados 3 artigos para compor a revisão. Constata-se a utilização da simulação realística no cateterismo periférico venoso, através de um protótipo que reproduz um membro superior, no qual era possível identificar uma veia, puncionar e administrar medicações, permitindo a aprendizagem por etapas e o desenvolvimento de habilidades. A simulação realística foi aplicada em procedimentos cardiorespiratórios de lactentes, em treinos de desengajamento e ressuscitação cardiopulmonar, por meio de um simulador com dimensões de um lactente, o treinamento facilitou a aquisição de conhecimento técnico no manejo. E, em Suporte Básico de Vida, com o uso de habilidades assistenciais no atendimento ao adulto em parada cardiorrespiratória, essa simulação auxiliou na fixação e qualidade no resultado da aprendizagem, refletindo qualidade nas condutas e raciocínio clínico. Conclusão: Dessa forma, a simulação realística mostra-se como relevante tecnologia em enfermagem, visto que esta influencia diretamente na aquisição de conhecimentos e habilidades em treinamento direcionado que dispõe de recursos específicos para aproximação da realidade, oferecendo experiência, reflexão, segurança e autonomia na formação dos acadêmicos.