LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
REPERCUSSÕES NA APRENDIZAGEM DE ACADÊMICOS EM ISOLAMENTO SOCIAL E PRODUÇÃO DE ARTEFATO
Relatoria:
MICHELLY KIM DE OLIVEIRA ROSA GUIMARÃES
Autores:
  • Emanuelle Dias Lopes
  • Vitória da Silva Fernandes
  • Mara Regina Rosa Ribeiro
  • Gimerson Erick Ferreira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
Introdução: A aprendizagem na perspectiva da Ciência da Mente Cérebro e Educação é um processo altamente complexo e multidimensional, que envolve aspectos intrínsecos ao indivíduo, dentre eles o orgânico, sócio cultural, cognitivo e psicoemocional (TÁBILE, JACOMETO, 2017). Objetivo: Projetar artefato que favoreça o aprendizado de acadêmicos de enfermagem em situação de distanciamento social, considerando as repercussões da atividade física e nutrição balanceada. Método: Trata-se de uma pesquisa aplicada, utilizando o método Design Thinking, considerando as fases: inspiração, idealização e prototipação de artefatos. A pesquisa foi realizada com acadêmicos de Enfermagem, ao longo do ano de 2021 e a análise dos dados se deu de forma descritiva à luz do referencial teórico da Ciência Mente Cérebro e Educação. Resultados: A partir das entrevistas foram elaborados dois quadros contendo as experiências dos acadêmicos em relação à atividade física e nutrição durante o distanciamento social, bem como as estratégias utilizadas para sua manutenção e os recursos aplicados nas diferentes realidades. Foi perceptível na fala dos participantes que a alimentação saudável e adequada associada a uma rotina impactou positivamente na concentração para assistir às aulas. Quanto a atividade física, mesmo que moderada ou esporadicamente, foi notada pelos participantes como benéfica, quando relatam ter mais disposição não só para as atividades diárias como também para as atividades acadêmicas e melhora na concentração. Na segunda fase, as pesquisadoras elaboraram o material com o maior percentual das respostas, buscando na literatura estudos que embasaram a prática de exercícios físicos e alimentação saudável de forma a contribuir para a aprendizagem de acadêmicos de enfermagem. Na terceira fase, durante a apreciação do artefato produzido, todos os participantes avaliaram como aplicável e útil e referiram utilizar ou recomendar a lista de aplicativos/vídeos para os colegas. Na avaliação do conteúdo, layout, fonte e cores do artefato não se obteve sugestões. Considerações finais: A produção de artefatos auxilia os acadêmicos de enfermagem na manutenção de uma rotina diária, conciliando a atividade física e nutrição adequada e se configura como útil e favorável para a aprendizagem.