LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
A UTILIZAÇÃO DO ROLE PLAYING COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Sara Araújo Bezerra
Autores:
  • Alana Ravete Oliveira Neves
  • Ana Laura Ferreira Alves
  • Georgia de Sousa Serpa
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A técnica role playing de aprendizagem ativa faz parte de um leque de estratégias da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Trata-se de um método didático de dramatização, a qual envolve os participantes em uma situação-problema por meio de um jogo de papéis, a fim de simular a realidade, promover a tomada de decisões e prever suas consequências, preparando-os para os problemas verídicos. Isto posto, o Programa “Núcleo RONDON na UFC”, projeto multidisciplinar, ofereceu aos seus membros capacitações internas com a utilização dessa técnica de dramatização, a fim de simular as situações e desafios que os alunos encontrariam nas extensões, com o fito de aproximar o estudante da realidade dos pacientes. OBJETIVO: Descrever a experiência da utilização da técnica de role playing no processo de Educação Continuada nas capacitações internas do RONDON, um projeto de extensão. MÉTODOS: Refere-se ao relato da utilização do role playing em 8 capacitações internas realizadas de Janeiro a Julho de 2022, por membros do RONDON, na Universidade Federal do Ceará (UFC). Tais capacitações foram realizadas em 3 fases: contextualização, em que se oferece uma breve revisão e informações sobre a situação-problema; role playing, a simulação em si; e o takeaway, análise e considerações acerca da técnica. RESULTADOS: Houve a participação de cerca de 20 estudantes de enfermagem e medicina da UFC. Foram trabalhados os temas: hipertensão, diabetes mellitus, visita domiciliar, vacinação, puericultura, curativos e contação de histórias. Cada treinamento teve duração de 90 minutos, nos quais os membros tiveram a chance, tanto de promover o role playing, como de atuar e observar a técnica. CONCLUSÃO: Por meio dessas capacitações, tornou-se evidente a melhora na aprendizagem dos alunos, assim como no aumento da autonomia, raciocínio crítico e tomadas de decisões efetivas em relação às situações-problemas. Desse modo, notou-se a importância do role playing como estratégia pedagógica na capacitação dos extensionistas.