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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
USO DE METODOLOGIA ATIVA EM CONSULTA DE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Êmile da Costa Lima
Autores:
  • Mayara Cristina Batista
  • Nevelyn Martins de Carvalho
  • Letícia Caroline Dias Freitas Vasconcelos
  • Iellen Dantas Campos Verdes Rodrigues
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, sua transmissão ocorre por contato sexual sem o uso de preservativo com um indivíduo infectado. No contexto da saúde sexual e reprodutiva, o enfermeiro deve orientar o público-alvo sobre práticas sexuais seguras e possíveis consequências, como as ISTs. OBJETIVO: Relatar a experiência de discentes do curso de graduação em Enfermagem na elaboração e utilização de um dominó sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis como forma de promoção da saúde da mulher. MÉTODOS: A elaboração e execução do material ocorreu durante a disciplina de Saúde da Mulher, do curso de enfermagem da Universidade Federal. Realizou-se uma leitura de artigos para elencar as principais ISTs a serem abordadas durante a consulta, como resultado obteve-se: HIV, HPV, sífilis, gonorreia, herpes genital, tricomoníase, hepatites, clamídia, cancro mole, vaginose, linfogranuloma e donovanose. Em seguida, definiu-se o dominó como metodologia ativa a ser utilizada para abordagem da temática com as mulheres. O dominó elaborado pelas discentes contou com 14 peças, cada peça contendo perguntas e respostas sobre a temática, as quais foram formuladas após leitura de materiais. Durante a consulta de saúde sexual e reprodutiva, após as orientações, a paciente podia escolher uma peça, ler a pergunta e procurar a resposta da peça correspondente. RESULTADOS: A utilização do dominó sobre IST’s se mostrou bastante eficaz durante as consultas de saúde sexual e planejamento reprodutivo. Foi possível promover uma interação maior com as pacientes, além de verificar se houve realmente um entendimento do assunto explanado. À medida que as pacientes selecionavam as peças e as encaixavam nas respostas, era possível trabalhar tanto o acerto, enfatizando que as mesmas compreenderam as orientações, como em caso de equívoco. Assim, havia uma outra oportunidade para aprofundar as orientações com uma nova abordagem. CONCLUSÃO: Dessa forma, as pacientes puderam participar de forma ativa na construção de seu próprio conhecimento, e as discentes puderam ter uma aproximação maior com o público alvo, identificando possíveis lacunas que poderiam ser abordadas posteriormente. Assim, fica evidente a relevância e eficácia da utilização de metodologias ativas durante a formação de profissionais de Enfermagem.