Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
USO DE VÍDEOS EDUCATIVOS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO E DE GESTÃO DO CUIDADO: PANDEMIA COVID-19
Relatoria:
Lourraine Tavares Lorena
Autores:
- Thais Santos Guerra Stacciarini
- Rosana Huppes Engel
- Renata Afonso Barcelos
- Tatiana Miranda Rodrigues
- Giovanna Valim Presotto
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO Na pandemia do Coronavírus, houve modificações estruturais como contratação emergencial de recursos humanos, produção de novos conhecimentos, racionalização de insumos, reestruturação dos processos de trabalho, além da adoção de medidas coletivas de segurança, incluindo o distanciamento social. Frente a isso, as instituições de saúde vêm enfrentando desafios em estruturar e gerenciar as práticas assistenciais. OBJETIVOS Capacitar os profissionais de saúde para o atendimento seguro e qualificado aos pacientes graves com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19. MÉTODO Trata-se de um relato de experiência que descreve as estratégias de elaboração de protocolos assistenciais e de construção de vídeos educativos institucionais específicos na temática Covid-19, para garantir a qualidade assistencial e a segurança dos trabalhadores de saúde de linha de frente. As atividades foram conduzidas pela Divisão de Enfermagem e Núcleo de Protocolos com parceiras do Serviço de Mídia em Extensão e das Unidades de Telessaúde e de Comunicação de um hospital da rede federal de ensino do estado de Minas Gerais. Período de realização: março de 2020 até a presente data. RESULTADOS E DISCUSSÃO Os conteúdos elaborados foram: paramentação e desparamentação de equipamentos de proteção individual; intubação traqueal; ressuscitação cardiopulmonar; desmame ventilatório e extubação traqueal; pronação em clientes com síndrome do desconforto respiratório e gerenciamento das ações de enfermagem. Os protocolos foram elaborados por uma equipe interprofissional de saúde, considerando práticas baseadas em evidências e consensos nacionais, ajustados à realidade institucional. Os protocolos contemplaram ações normativas e um plano estratégico assistencial e operacional com padronização de ações estruturados em fases: planejamento; preparação; execução; monitoramento e avaliação. CONCLUSÃO A produção de vídeos educativos, fundamentados em protocolos institucionais, foi uma estratégia eficiente a ser adotada como suporte às práticas de educação permanente, pela maior acessibilidade aos profissionais, por considerar a realidade institucional; por refletir em melhorias no processo de trabalho e por propiciar maior autonomia, participação ativa, liderança e valorização de quem é o responsável por cuidar. As lições aprendidas foram a ampliação dessa estratégia de ensino e gestão do cuidado a outros cenários além dos tempos da pandemia.