Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS LÚDICAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS METAS DE SEGURANÇA DO PACIENTE
Relatoria:
Priscila Ruth Moita Lopes
Autores:
- Francisco Antonio Carneiro Araújo
- Sara Heliny Alves Furtado
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As instituições de saúde têm investido no processo de implantação das 06 Metas Internacionais de Segurança do Paciente, sendo elas: Identificação correta do paciente, melhorar a comunicação entre os profissionais, melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamento, assegurar a cirurgia segura, higienização das mãos para controle de infecção e prevenção de queda e lesão por pressão. O principal objetivo da aplicação das metas de segurança do paciente está em oferecer um ambiente cada vez mais seguro aos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. Assim, torna-se um desafio para as instituições a aplicação de metodologias de ensino que favoreçam o aprendizado garantindo uma cultura de segurança eficaz. Objetivo: Apresentar metodologias lúdicas aplicadas em uma unidade hospitalar para promover o ensino das metas de segurança do paciente aos profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado em uma unidade hospitalar no período de 2019 a 2022. Para tanto, durante a aplicação das metodologias de ensino e aprendizado, foi de grande importância à participação da equipe multiprofissional do Núcleo de Segurança do Paciente com o objetivo de difundir informações inerentes às metas de segurança. Assim, foram realizados treinamentos virtuais, treinamentos presenciais com metodologia expositiva, jogos de sete erros, artes visuais com a criação de uma grande árvore de mãos, jogos de perguntas e respostas e aplicação de questionários online. Resultados: A partir desse trabalho desenvolvido foi possível identificar que as metodologias de ensino quando bem desenvolvidas junto à equipe assistencial, apresentam grandes resultados e impactos positivos nos processos de segurança, bem como amplia o engajamento da equipe em participar ativamente dos processos de melhoria contínua. Conclusão: O desenvolvimento de novas metodologias de ensino nas instituições de saúde geram impactos positivos, pois é possível observar que a equipe passa a aplicar as metas de segurança em todas as etapas do cuidado aos pacientes, tornando-os participantes ativos no cuidado.