Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
UTILIZAÇÃO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO DIGITAL EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Mayara Cristina Batista
Autores:
- Êmile da Costa Lima
- Georje de Neiva Pereira
- Bruna de Sousa Pereira
- Jardeliny Corrêa da Penha
- Jéssica Nogueira de Menezes
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: As práticas de educação em saúde englobam comunicação, troca de informações e conhecimento entre indivíduos, que assumem o papel de educador e educando. A internet e as mídias sociais foram ferramentas fundamentais para desenvolver ações de educação em saúde durante o distanciamento social, medida fundamental de combate ao novo coronavírus (COVID-19), pois são meios mais práticos, de amplo e fácil acesso para boa parte da população. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na utilização de mídias digitais, como o Instagram, para educação digital em saúde durante a pandemia da COVID-19. METODOLOGIA: É um relato de experiência desenvolvido por acadêmicos de enfermagem do quinto e quarto períodos de uma universidade federal, participantes do projeto de extensão “PROJETO COVID-19: EnferMeet-Interações necessárias para educação, informação e sensibilização no enfrentamento à pandemia”. As atividades desenvolvidas pelos acadêmicos foram: levantamento da literatura, produção e divulgação de material em mídia digital, durante o período de 10 de julho a 29 de agosto de 2020. RESULTADOS: A cada semana o grupo se reuniu, especificamente nas sextas-feiras, para definir o tema a ser discutido na semana seguinte. Após definido o tema, aconteceu o levantamento de literatura nas bases de dados em saúde e protocolos do Ministério da Saúde. Por conseguinte, ocorreu a produção do material sobre os seguintes temas: definição da COVID-19, cuidados e prevenção dentro e fora do isolamento, práticas de bem-estar e de saúde mental e COVID-19 e o meio ambiente. Para a produção do material, foram utilizadas ferramentas o Canva e aplicativos de editoração de vídeos. Por fim foi realizada a divulgação do material em conta do Instagram do projeto de extensão, por meio de publicações. Ao todo, foram elaborados e publicados 76 materiais, os quais atingiram 350 pessoas da comunidade em geral e universitária. CONCLUSÃO: A experiência aqui exposta contribuiu para a formação dos discentes envolvidos no projeto de extensão, não somente sobre o conteúdo, mas também acerca do uso consciente e responsável das mídias e ferramentas digitais para a educação em saúde. Além disso, destaca-se a agregação de conhecimento do público que recebeu conteúdos atualizados e relevantes. Assim, conclui-se sobre a grande importância e impacto positivo das mídias digitais no processo de ensino-aprendizagem de educação em saúde, principalmente durante a pandemia da COVID-19.