Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA EDUCAÇÃO EM DIABETES: JOGO “ABC DO DIABETES”
Relatoria:
Karine Amanda Bernardo
Autores:
- Elayne Mara Almeida Ramos
- Larissa Gomes Girão Paiva Soares
- Maria Elisa Curado Gomes
- Tatiana Rebouças Moreira
- Francisca Diana da Silva Negreiros
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O diabetes mellitus é uma doença caracterizada por hiperglicemia sustentada. As formas mais conhecidas são o Diabetes Mellitus tipo 1, Diabetes Mellitus tipo 2 e o Diabetes Mellitus Gestacional (DMG). Sabe-se que, como doença crônica, demanda cuidados essenciais para a manutenção da qualidade de vida. Diante disso, a educação em diabetes vem como um aparato às ações desenvolvidas pelo profissional de saúde a fim de envolver o indivíduo em seu processo saúde - doença, partindo da consciência sobre sua condição e participação ativa. Objetivo: Relatar experiência da utilização de estratégia educativa a pacientes com Diabetes Mellitus. Metodologia: Relato de experiência realizado no mês de novembro de 2021 no ambulatório de um Hospital Universitário em Fortaleza/CE como alusão à semana do diabetes. 12 pacientes participaram do estudo, sendo selecionados por uma equipe multiprofissional enquanto esperavam pela consulta médica. Respeitando as medidas de precaução de combate à Covid-19 em cada rodada foram selecionados 3 pacientes para participarem da estratégia educativa com o dado associado à lista de perguntas intitulada "ABC do Diabetes". Este é uma folha composta por 24 perguntas onde há opção de escolha de uma entre três perguntas sobre cuidados com o diabetes referente a face do dado voltada para cima. Conforme o acerto das perguntas, no final o escore era obtido através da numeração da face. Resultados: A estratégia teve duração média de 40 minutos. No decorrer, foram abordados temas relativos a insulinoterapia, cuidados com os pés, administração de medicamentos em domicílio, hipoglicemia e hiperglicemia e benefícios da mudança no estilo de vida. Após a estratégia realizou-se um feedback com o objetivo de conhecer as considerações dos participantes sobre a aplicação do jogo e dúvidas. A partir da estratégia lúdica estes puderam compreender sua condição, compartilhar experiências de vida, além de motivar uns aos outros e expor suas dúvidas, onde as mais frequentes foram: etiologia do diabetes, diferenças entre DM1 e DM2, exercício físico e alimentos recomendados, o que é hipoglicemia e hiperglicemia. Conclusão: Os jogos educativos, além de serem estratégias educativas possibilitam a pessoa com diabetes um momento para a reflexão, motivando-a a adquirir hábitos protetivos e aptidão para aplicar conhecimentos no seu dia-a-dia, visando um melhor manejo da doença, melhora do controle glicêmico e prevenção de complicações a curto e longo prazo.