Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
APLICAÇÃO DE SIMULADOS PRÁTICOS NA MONITORIA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DA ENFERMAGEM
Relatoria:
Vanessa Paloma de Oliveira Souza
Autores:
- Clara Eloysa Palhares Braga
- Maressa Gabriele Bezerra Marques
- Maria Juliane Gomes de Medeiros
- Yuri de Araújo Cunha
- Daísy Vieira de Araújo
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN) está organizado em nove eixos temáticos. Os componentes curriculares profissionalizantes, que desenvolvem atividades no Laboratório de Habilidades (LH), iniciam-se no quarto eixo temático. Nesse eixo, os discentes aprendem a avaliar o estado de saúde do indivíduo, família e comunidade, por meio de atividades nos serviços. A partir desse momento ocorre o primeiro contato dos discentes com a prática assistencial do enfermeiro. Assim, o preparo adequado do acadêmico nessa fase é fundamental e refletirá em seu desempenho futuro em outros componentes do curso, bem como em sua vida profissional. Nesse sentido, destaca-se a importância do simulado prático para preparar os discentes para as práticas do cuidar em Enfermagem em cenários reais, bem como para as provas práticas. OBJETIVO: Descrever a experiência de discentes- monitores do projeto de ensino, “Promovendo qualidade no processo ensino-aprendizagem da Enfermagem na FACISA/UFRN”, vinculados à disciplina de Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem, no desenvolvimento de simulados práticos. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, narrado por discentes- monitores do 6º e 8º períodos do curso de Enfermagem da FACISA/UFRN, na aplicação de simulados práticos para discentes matriculados na disciplina de Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem. RESULTADOS: De maio a junho de 2022 os discentes-monitores prepararam e aplicaram simulados práticos dos temas: exame físico neurológico, higiene e transporte de pacientes, necessidades nutricionais, eliminações intestinais e vesicais, feridas, curativos e bandagens, oxigenoterapia, preparação e administração de medicamentos. Os simulados ocorreram no LH, contribuindo para a simulação de situações de ensino-aprendizagem em manequins, simuladores e nos próprios discentes, antes do contato direto com o cliente, o que possibilitou o ensino prático de técnicas que exigem habilidades e o treino necessário para complementação da aprendizagem. Proporcionou também o trabalho em equipe, a troca de experiências e a aproximação com a realidade. CONCLUSÃO: A realização dos simulados práticos serviu como ferramenta eficaz no processo ensino-aprendizagem para a díade discentes/monitores, contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio clínico e do pensamento crítico e ético no contexto do cuidar em Enfermagem.