Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
APLICAÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO PARA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO
Relatoria:
MAURILO DE SOUSA FRANCO
Autores:
- Maria Sauanna Sany de Moura
- ANA ROBERTA VILAROUCA DA SILVA
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O aleitamento materno fornece benefícios para a díade mãe-filho, família e sociedade e favorece o crescimento e desenvolvimento saudável da criança. Diante disso, o enfermeiro, deve utilizar estratégias em prol da amamentação durante as ações de educação em saúde durante todo ciclo gravídico-puerperal. Dentre as estratégias que podem promover a amamentação, encontram-se as tecnologias educacionais, na qual destaca-se, o vídeo educativo. Objetivo: Descrever a experiência de aplicação de tecnologia educacional do tipo vídeo, como estratégia para promoção do aleitamento materno. Metodologia: Trata-se estudo descritivo, tipo de relato de experiência, com abordagem qualitativa vivenciado no âmbito da atenção primária à saúde no município de Jaicós-PI no período agosto de 2021. O cenário da experiência foi a Estratégias Saúde da Família durante a consulta de enfermagem tendo como público-alvo gestantes em acompanhamento pré-natal. O círculo de cultura foi utilizado como estratégia pedagógica. Como recurso educacional, aplicou-se vídeo educativo. O estudo foi guiado pelos pressupostos da educação dialógica de Paulo Freire e respeitou os princípios da ética em pesquisa com seres humanos. Resultados: O primeiro momento foi a apresentação do profissional e dos objetivos da atividade. Em seguida, foi organizado o círculo de cultura dando início ao debate onde foi apresentado o vídeo. O vídeo educativo “Promovendo o Aleitamento Materno” foi aplicado em sessão educativa grupal com o grupo de gestantes em acompanhamento pré-natal. O conteúdo do vídeo aborda pontos chaves sobre a amamentação como: benefícios, posição e pega correta, mitos e verdades, e frases para autoeficácia da mãe na amamentação. O vídeo foi bem aceito pelo público, evidenciado pela interação entre profissional e gestantes. A aplicação do recurso favoreceu a construção coletiva de conhecimentos sanando dúvidas e motivando-as para a prática da amamentação. Conclusão: acredita-se que, tecnologias educacionais do tipo vídeo, se apresentam como instrumentos de educação em saúde que podem auxiliar o enfermeiro no processo de cuidar/assistir a mulher na experiência de amamentar. Neste estudo, a utilização do vídeo, mostrou-se como ferramenta dinâmica, atrativa, exequível e aplicável a realidade do escopo das ações para promoção, proteção e apoio à amamentação.