Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
AÇÃO EXTENSIONISTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM CRIANÇAS PARA APOIO AO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
Relatoria:
Alecsandra Jayná da Silva Cardoso
Autores:
- Irene Crislene da Fonseca Lobo
- Natália Reis de Assis
- Rayane de Castro Conte Laranjeira
- Geyse Aline Rodrigues Dias
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Historicamente, a escola é reconhecida como ambiente para abordar questões de saúde, problematizadas no cotidiano. O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma estratégia que integra ações de educação e de saúde com a finalidade de contribuir à formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Objetivo: Relatar a experiência de ação de educação em saúde do PSE acerca da temática “Cidadania e Direitos Humanos”. Metodologia: Relato de experiência vivenciado por acadêmicos de enfermagem durante ação extensionista realizada em junho de 2022, durante ação educativa em escola de ensino fundamental e médio do município de Belém-PA. O público-alvo foram 20 crianças do 1º ano com faixa-etária de 5 a 7 anos. A temática desenvolvida considerou o sub-tema direitos e deveres de acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente. Resultados: O primeiro momento da ação consistiu na explanação da temática abordada, tendo como recurso dois vídeos ilustrativos, um sobre direitos e deveres de crianças e suas distinções e outro com ilustrações acerca do trabalho em equipe e saber lidar com as diferenças, na forma de desenho animado. Em seguida questionou-se acerca do material e conteúdo expostos, para identificar a percepção das crianças sobre o tema. O terceiro momento, consistiu na construção de um cartaz ilustrativo junto as crianças, as mesmas escolhiam uma imagem dentre várias disponibilizada pelos acadêmicos, em seguida eram estimulados a comentar sobre a ação retratada e colar no lado da cartolina referente a direitos e/ou deveres, por fim a equipe extensionista teceu comentários sobre o cartaz e esclareceu dúvidas sobre o tema. Houve a participação ativa das crianças e identificou-se que a maioria delas conseguiu distinguir e reconhecer seus direitos e deveres por meio do relato de exemplos do cotidiano pessoal e escolar. Conclusão: Atuar no desenvolvimento de ações que buscam formar uma consciência coletiva para o exercício da solidariedade e da cidadania, torna-se primordial à participação social e o envolvimento de todos os atores na rede de convivência social do território compartilhado entre educação e saúde. Nesse cenário, a participação da Universidade junto ao PSE têm contribuindo satisfatoriamente as necessidades das crianças e comunidades assistidas, considerando que os direitos humanos são efetivados também mediante políticas públicas e programas sociais de saúde e educação.