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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
TECNOLOGIA EDUCATIVA EM SAÚDE PARA PREVENÇÃO DE RISCOS DE QUEDAS EM IDOSOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Will da Silva Pacheco
Autores:
  • Thalyta do Amaral de Almeida
  • Eduardo Soares Jucá
  • Juliana de Nazaré Lima de Sousa
  • Gabriela Pamplona Cardoso
  • Melissa Barbosa Martins
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O processo de envelhecimento pode afetar a qualidade de vida da pessoa, impactando a autonomia e a independência nas atividades diárias. A senescência pode desencadear limitações, entre elas, a motora, tornando o idoso suscetível à quedas. O uso de tecnologias educacionais, como ferramentas para facilitar a promoção de um cuidado humanizado, favorece a educação e a orientação dos cuidadores. OBJETIVOS: Relatar a experiência sobre o desenvolvimento de tecnologia educativa em saúde (livreto digital) inerente à prevenção de riscos de quedas em idosos em ambiente domiciliar. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, de acadêmicos de Enfermagem, da Universidade Federal do Pará, sobre o desenvolvimento de uma tecnologia educativa em saúde, livreto digital, abordando prevenção de quedas no domicílio, voltada para a população idosa assistida em uma unidade básica de saúde. RESULTADOS: O processo de desenvolvimento, compreendeu a elaboração da tecnologia educativa em saúde, de forma organizada e sistematizada, apresentando conteúdo embasado no Caderno de Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde, e com vocabulário coloquial, visando facilitar a compreensão do público-alvo a quem se destina. O conteúdo do livreto consiste em uma apresentação inicial para o leitor sobre a temática (processo de envelhecimento, fatores extrínsecos e intrínsecos de quedas e prevenção de quedas), além de jogos para estimular a reflexão. A escolha do livreto, como tecnologia educativa em saúde, apresentando informações e jogos, se deu por ser uma alternativa viavel em disseminar informações, além de, permitir a leitura posterior reforçando as orientações. Compreendendo-se o contexto do ambiente domiciliar inseguro, como potencial risco de quedas e consequente comprometimento da autonomia e independência de idosos. CONCLUSÃO: Considera-se importante elaborar tecnologias educativas em saúde, como estratégia favorável à prevenção de quedas no ambiente domiciliar, junto à população idosa. De maneira que a tecnologia, seja uma ferramenta aliada em contribuir para prevenção de agravos à saúde, para a manutenção da autonomia e independência da pessoa idosa, bem como auxiliar em seu autocuidado por meio da informação. O livreto segue para o processo de validação de conteúdo e aparência.