LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
O USO DA TELECONSULTORIA COMO INSTRUMENTO DE SUPORTE A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
Relatoria:
Ana Karina Leite Costa
Autores:
  • Yasmim de Cássia Souza de Almeida
  • Emilly Ellen Gonçalves Cordeiro
  • Tânia de Sousa Pinheiro Medeiros
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A enfermagem é uma profissão que visa prestar uma boa assistência ao paciente e melhorar a sua qualidade de vida, para isso, é necessário que o enfermeiro sempre aprimore seus conhecimentos teórico-práticos e utilize inovadoras tecnologias para aperfeiçoar e facilitar o seu trabalho. Assim, o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) como a teleconsultoria vem atuando como fonte de apoio na tomada de decisão desses profissionais, sendo uma importante iniciativa para qualificação do cuidado. OBJETIVO: Fazer uma revisão integrativa de literatura sobre a teleconsultoria nos serviços de enfermagem como ferramenta de suporte à prática clínica na atenção primária a saúde. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão literatura encontrada nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico. Buscaram-se artigos publicados entre 2019 e 2022 em português, utilizou-se 8 artigos, sendo (4) no Scielo e (4) no Google Acadêmico, os quais foram selecionados os estudos que abordavam sobre a teleconsultoria na prática de enfermagem. Os artigos excluídos da pesquisa foram os que não tinham relação com a temática apresentada. RESULTADOS: Segundo a portaria n°2546, define-se teleconsultoria como uma consulta registrada e realizada entre gestores, profissionais e trabalhadores da saúde por meio de ferramentas de telecomunicação podendo ser síncrona ou assíncrona. Deste modo, é através das teleconsultorias que os enfermeiros podem agregar conhecimentos para a prática profissional, construindo um raciocínio clínico ao processo terapêutico com compartilhamento de experiências e mudanças positivas nas práticas de cuidados em qualquer setor da saúde, usando recursos em tempo real ou office. Se tratando da Atenção Primária à Saúde (APS), o uso de recursos tecnológicos nos últimos anos tem sido incrementado exponencialmente nesses serviços, o que favorece para condutas mais eficazes e seguras em atividades que são atribuição da enfermagem, isso favorece para o aumento da resolubilidade da assistência nas diferentes situações clínica e, como consequência, a redução de custos a outros serviços desnecessários aos clientes e aos gestores de saúde. CONCLUSÃO: Portanto, a teleconsultoria para enfermeiros mostra-se muito útil, visto que, facilita o acesso dos profissionais a informações e tirada de dúvidas, agilizando bastante a prestação de cuidados e a resolução de questões acerca de diversos temas de competência profissional desse grupo.