LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
PRIMEIROS SOCORROS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: um relato de experiência
Relatoria:
Ana Victória Silva Costa
Autores:
  • Arthur Araújo Santos
  • Filipe Viana Reis
  • Kauan Zedek Silva Pereira
  • Laryssa Costa Macedo
  • Messias Lemos
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Primeiros Socorros (PS) se referem a procedimentos simples com a finalidade de salvar vidas em situações desastrosas de urgências e emergências, proporcionar bem-estar e evitar agravamento das lesões existentes. Se houver maior difusão dos conhecimentos fundamentais de PS entre os profissionais da educação e população em geral, muitas mortes e agravos podem ser evitadas com medidas simples. Objetivo: Descrever as atividades desenvolvidas na primeira fase do projeto de pesquisa e extensão: "Primeiros Socorros em escolas de ensino fundamental e médio de Santa Luzia do Paruá: uma proposta de pesquisa e extensão". Metodologia: Trata-se de um relato de experiência das vivências dos integrantes do referido projeto no ano de 2021 e 2022. Inicialmente, foram realizadas reuniões com as secretarias municipais de Educação, Saúde e Juventude, para construção do termo de colaboração e cooperação entre as secretarias municipais e o IP Santa Luzia do Paruá, sendo esta unidade escolhida como “escola piloto” para o desenvolvimento do projeto, as demais escolas serão indicadas pela Secretaria Municipal de Educação, nas quais os treinamentos serão direcionados para professores e colaboradores. Resultados: Os treinamentos iniciais aconteceram em três oficinas educativas teórico-práticas vinculadas à disciplina de Urgência e Emergência do curso Técnico de Enfermagem, totalizando 120 participantes entre professores, colaboradores e alunos de diversos cursos e séries. Foram abordados os seguintes temas: noções de primeiros socorros, intervenção em casos de parada cardiorrespiratória, sangramentos, engasgo e fraturas. Conclusão: Esta vivência proporcionou uma aproximação da comunidade escolar com o atendimento rápido e de qualidade em casos de urgência, socializando o conhecimento científico adquirido e buscando melhores atendimentos em Primeiros Socorros.