Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
RESSIGNIFICANDO O CLIMÁTÉRIO: ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Relatoria:
Uly Reis Ferreira
Autores:
- Thais de Aquino Távora
- Marcela Matias Sena
- Gabriela Farias Lopes
- Mônica Oliveira Batista Oriá
- Marli Teresinha Gimeniz Galvão
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O climatério é um período de transição e modificações no corpo feminino. Tais alterações podem interferir diretamente na qualidade de vida da mulher. Dessa forma é de suma importância que a temática seja abordada no contexto da atenção primária como estratégia de promoção da saúde, devendo a mulher reconhecer as nuances de um evento fisiológico e medidas que ajudem a ressignificar esse período. Podendo o tratamento ser de forma farmacológica ou não farmacológica, sendo esse último medidas de hábitos de vida. Portanto, elenca-se a importância do enfermeiro enquanto promotor da saúde realizar estratégias que facilitem a propagação do conhecimento. Objetivo: Relatar a experiência acerca de uma ação em saúde direcionada a ressignificação do climatério. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de uma atividade educativa ocorrida no mês de maio de 2022, em uma Unidade de Atenção Primária a Saúde (UAPS) no município de Fortaleza-Ce. Tendo como público-alvo, mulheres de 40 a 65 anos. Participaram da ação 11 mulheres e 01 homem. Utilizou-se como estratégia a roda de conversas e dinâmicas. Resultados: A ação foi conduzida na sala de espera da classificação de risco da unidade. Inicialmente realizou-se a apresentação das mediadoras da atividade para facilitar a abordagem aos usuários do serviço e uma roda de conversa foi estabelecida, abordando tópicos sobre o início do climatério, alguns sintomas e as estratégias de alívio. Em seguida desenvolveu-se a dinâmica de quebra-gelo, denominada “batata-quente”, a qual foi utilizada uma caixa contendo sintomas caraterísticos do climatério e da menopausa, os usuários deveriam responder quando uma música de fundo cessasse, se a sintomatologia se caracterizava como climatério ou menopausa. A estratégia proporcionou um debate com os participantes e um momento de troca de experiências entre os membros da roda. Posteriormente, para averiguar o aprendizado, aplicou-se a dinâmica concordo e discordo em que os participantes receberam uma plaquinha indicando positivo e uma negativo para responder perguntas conduzidas pelas mediadoras. Para finalizar a atividade realizou-se a entrega de frutas de fácil acesso na região para estímulo de hábitos saudáveis, além da entrega de um folder educativo com a temática discutida. Conclusão: Percebe-se que a utilização de estratégias educativas proporciona uma maior proximidade da comunidade com o enfermeiro, além de realizar o empoderamento dos indivíduos com a sua saúde.