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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO DE HIGIENE OCULAR EM UTI PEDIÁTRICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Ana Lúcia Pereira Linhares
Autores:
  • MELICIA GALENO SPINDOLA
  • ANA RAQUEL EUGÊNIO COSTA RODRIGUES
  • LARA REGINA DOS REIS MACÊDA
  • JULIANA COSTA RODRIGUES
  • JOSIMÁRIA TERTO DE SOUZA BRITO
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO DE HIGIENE OCULAR EM UTI PEDIÁTRICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA INTRODUÇÃO: A prática da higiene ocular em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica requer treinamento, conhecimento e habilidades que podem ser adquiridas pelos diferentes membros da equipe de Enfermagem sendo importante a elaboração de um protocolo assistencial que contemple o modo de realizar esse procedimento. OBJETIVO: Descrever a experiência dos residentes multiprofissionais em pediatria na construção de um Procedimento Operacional Padrão (POP) de Higiene Ocular para UTI Pediátrica. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado pela equipe de residentes multiprofissionais em Pediatria, durante a inserção no setor de UTI Pediátrica de um hospital infantil de grande porte, localizado na cidade de Fortaleza- CE. RESULTADOS: No decorrer do período de vivência na Uti Pediátrica, os residentes puderam observar que algumas crianças apresentavam sujidades e até ressecamento em conjuntiva e o setor não dispunha de um POP direcionado para esse cuidado. Foi nesse momento que se refletiu sobre a elaboração de um POP que orientasse sobre a execução do procedimento de higiene ocular e que melhorasse a assistência a esses pacientes. O POP foi elaborado, discutido e entregue à coordenação do setor para possível aprovação e implantação. CONCLUSÃO: A construção do POP oportunizou o compartilhamento de conhecimentos e novas condutas assistenciais. Desse modo, foi possível perceber que as atividades desenvolvidas durante esse cenário no decorrer da vivencia deram resultados satisfatórios e os objetivos foram alcançados. Mas certamente esse resultado se deu por relacionar a teoria e a prática, tendo por base autores que fundamentam a teoria e enfatizando a promoção da saúde no cuidado com a criança.