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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
EXPERIÊNCIA DE DISCENTES E DOCENTES EM UM GRUPO DE ESTUDO DE CÂNCER DE MAMA
Relatoria:
NATÁLIA FROTA GOYANNA
Autores:
  • Cristina Poliana Rolim Saraiva dos Santos
  • Denise Montenegro da Silva
  • Dávila Rodrigues de Lima
  • Ana Fátima Carvalho Fernandes
  • Régia Christina Moura Barbosa
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Os grupos de estudo se configuram como ferramenta utilizada na melhoria do processo de ensino-aprendizagem, complementando a formação de forma dinâmica e diferenciada, proporcionando a troca de conhecimentos e a autonomia dos estudantes. OBJETIVO: Relatar a experiência de discentes e docentes da enfermagem na participação de um grupo de estudos em câncer de mama. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência quanto à participação em um grupo de estudos sobre câncer de mama, no período de 2020 a 2022. RESULTADOS: As reuniões acontecem quinzenalmente e conta com a participação de estudantes de graduação, mestrado e doutorado, docentes, bem como de outros profissionais da área da saúde. Aos integrantes inseridos no grupo de estudo são oportunizadas diversas vivências, entre elas: o conhecimento aprofundado do câncer de mama, sua epidemiologia e tratamento, o estabelecimento de maior visibilidade entre a academia e a realidade; o acompanhamento da trajetória de um projeto de pesquisa; a oportunidade de se inserir em um ambulatório de mastologia, referência em tratamento de câncer de mama e conhecer a sua rotina e o perfil das mulheres atendidas; a possibilidade de alimentar um banco de dados e utilizá-lo na construção de pesquisas científicas, o que proporciona uma maior imersão na temática estudada; a discussão de artigos científicos acerca da temática, proporcionando uma rica discussão entre os diferentes participantes; e o conhecimento e discussão de diferentes delineamentos de pesquisa. No período de isolamento social, imposto pela pandemia de COVID-19, as reuniões continuaram ocorrendo de forma remota, utilizando metodologias ativas, dando autonomia aos participantes e tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo. Nesse período, foi possível promover momentos de discussão on-line, aberto ao público, de forma a socializar os conhecimentos importantes acerca do câncer de mama, prevenção, rastreamento e tratamento. CONCLUSÃO: A participação no grupo de estudo possibilita uma rica interação entre diferentes níveis de formação, proporcionando troca de conhecimentos e de vivências. O incentivo ao protagonismo de todos os integrantes contribui para o desenvolvimento de múltiplas habilidades. Por fim, essa experiência possibilita a apropriação, produção e difusão do conhecimento acerca do câncer de mama e de suas particularidades.