Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
O USO DE MAQUIAGEM REALÍSTICA NO PROCESSO DE APRENDIZADO DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM
Relatoria:
Victor Andrew da Silva Teixeira
Autores:
- Francismeire Brasileiro Magalhães Barboza
- Ivina Castro Silva
- Aleff Douglas Silva de Oliveira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A maquiagem artística é uma técnica onde se usa a aplicação de produtos cosméticos, de embelezamento ou disfarce e outros materiais que simulem lesões em um paciente ou manequim. Essa estratégia de aprendizado foi pensada e desenvolvida em virtude da complexidade na avaliação, nos cuidados e nos registros que envolvem lesões, sendo essa técnica sido amplamente utilizada através da simulação realística. O objetivo desse estudo é relatar a experiência do uso de maquiagem realística no processo de aprendizado dos alunos de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre o processo de aprendizagem em emergências traumáticas através do uso de simulação realística por meio de maquiagem, com alunos do curso de enfermagem de um Centro Universitário na cidade de Fortaleza, no Ceará, realizado no dia 29 de junho de 2022 nos turnos matutino e vespertino em um laboratório da unidade de ensino. A aula foi destinada aos alunos de um projeto de extensão, onde de início foi ensinado as formas como podem serem feitas as maquiagens, utilizando produtos cosméticos, papel, farinha de trigo e cola branca para simular o estado da pele e apresentação da lesão. Também foi utilizado sangue artificial para dar mais realidade na simulação. Logo em seguida foram feitas essas maquiagens nos alunos participantes, onde as principais lesões apontadas foram queimaduras, ferimento por arma branca, amputação de dedo e fraturas expostas. Os alunos relataram a eficácia do ensino e a surpresa com a simulação realística, mostrando assim como essa técnica auxilia no ensino da enfermagem e no preparo desses profissionais para a prática no serviço. Dado o exposto, conclui-se que o uso de simulações realísticas por meio de maquiagem, é uma estratégia de ensino importante e pode ser utilizada em diversos âmbitos do ensino não só para graduandos, mas também para enfermeiros. Desenvolver e utilizar técnicas inovadoras de ensino, pode ofertar um conhecimento mais efetivo aos profissionais enfermeiros.