Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
ATIVIDADE EDUCATIVA PARA GESTANTES SOBRE BOAS PRÁTICAS NO PARTO E NASCIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Laysla de Oliveira Cavalcante Lima
Autores:
- Ana Letícia Martins Félix
- Nathália Patrício Rebouças
- Roberta Luana da Conceição de Araújo Silva
- Icleia Parente Rodrigues
- Fabíola Nunes de Sá
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Organização Mundial da Saúde (OMS) elaborou uma diretriz com recomendações para experiência positiva no parto e nascimento, destacando a importância do cuidado centrado na mulher através de abordagem holística. Objetivo: Relatar experiência de residentes durante atividade educativa sobre parto e nascimento. Metodologia: Relato de experiência da prática de atividade educativa realizada com gestantes internadas em uma maternidade pública de referência, no período de maio de 2022, realizada por residentes multiprofissionais. Utilizou-se abordagem da roda de conversa com exposição das recomendações da OMS por meio de roleta e cartas guia com perguntas para discussão. Resultados: As gestantes foram encorajadas a relatar suas experiências prévias e expectativas sobre o parto. O uso de perguntas norteadoras auxiliaram nas discussões e, a partir das respostas, os facilitadores introduziram as recomendações propostas pela OMS: cuidado contínuo e respeitoso no parto, apoio emocional, estratégias de alívio da dor, ingestão de líquidos no trabalho de parto, direito ao acompanhante, amamentação, contato pele a pele, ambiente tranquilo e acolhedor, incentivo ao empoderamento e protagonismo da mulher. Observou-se carência de informações sobre os direitos no momento do parto e nascimento, o que pode afetar a experiência, reforçando assim a importância do conhecimento. Além disso, proporcionou o desenvolvimento do olhar humanizado dos residentes, contribuiu para o trabalho interdisciplinar, as boas práticas e o cuidado integral ao binômio materno-fetal. Conclusão: A presente atividade reforçou os aprendizados teórico-práticos adquiridos ao longo da residência, incentivando a ser propagador do cuidado e favoreceu uma discussão ampla sobre o tema tanto na visão dos profissionais como dos usuários, o que contribui para melhoria no cuidado.