Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO PERMANENTE COM DISCENTES SOBRE VERIFICAÇÃO DE PARÂMETROS CLÍNICOS
Relatoria:
Danielle Pereira da Silva
Autores:
- Antonio Coelho Sidrim
- Ana Camila Gonçalves Leonel
- Luciana Do Nascimento Farias
- Mariane Ribeiro Lopes
- Maria Idelânia Simplício De Lima
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A Educação Permanente em Saúde (EPS) é um processo de formação que objetiva modificar e melhorar a atenção a saúde e, por meio do que será aprendido, é possível melhorar o cuidado. Para os estudantes esta é uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre os parâmetros clínicos que estão presentes no seu cotidiano, desenvolvendo assim um olhar clinico para o reconhecimento de diversas doenças. Enquanto isso, para os instrutores desses momentos foi uma oportunidade de expandirem suas habilidades de diálogo e de enriquecerem seu conhecimento acerca da temática por meio das trocas de experiências vivenciadas. O objetivo do estudo é descrever a experiência da utilização da educação permanente em saúde, sobre a temática dos parâmetros clínicos a discentes. Trata-se de um relato de experiência, sobre uma oficina realizada com os estudantes dos semestres iniciais da enfermagem da universidade regional do cariri, sobre a verificação de parâmetros clínicos em pacientes. Essa atividade foi desenvolvida com o auxílio de uma mestranda e acadêmicos concludentes do curso de graduação em Enfermagem. A atividade de educação permanente, ocorreu durante os meses de abril a maio do presente ano, com encontros semanais de duração de uma hora com aulas expositivas e dialogadas e aulas práticas. No primeiro e segundo encontro foi realizada uma acolhida com o objetivo de apresentação da oficina e aula expositiva dialogada sobre as técnicas de verificação dos sinais vitais como pressão arterial, frequência cardíaca, a verificação da glicemia e sobre as medidas antropométricas como peso altura e circunferência abdominal. Os três encontros seguintes foram para a realização das aulas práticas com os estudantes a fim de aprimorar as habilidades dos mesmos. Todos os momentos tiveram uma boa adesão pelos discentes e os mesmos, após a retirada das dúvidas e momentos práticos conseguiram desenvolver a verificação dos sinais vitais e das medidas antropométricas com maior precisão. Concluiu-se que a EPS foi uma estratégia efetiva para a instrução dos discentes e para o correto desenvolvimento de habilidades e competências práticas que serão extremamente úteis na pesquisa e em suas vidas profissionais, proporcionando-lhes maior empoderamento em relação a suas condutas junto ao paciente.