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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
PROGRAMA GENTE ADOLESCENTE: ESTRATÉGIA PARA O FORTALECIMENTO DO CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DOS ADOLESCENTES
Relatoria:
MARIA DE FATIMA PEREIRA DE SOUSA
Autores:
  • ANAMARIA CAVALCANTE E SILVA
  • Cibelly Melo Ferreira
  • KILVIA MARIA ALBUQUERQUE
  • LUCIANA PASSOS ARAGÃO
  • ERLEMUS PONTE SOARES
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Programa Gente Adolescente surgiu em 2021 a partir da necessidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de fortalecer o cuidado à saúde dos adolescentes na Atenção Primária à Saúde. A identificação das fragilidades nos processos de trabalho destinado aos adolescentes incitou a busca de estratégias de aproximação e estabelecimento de vínculo, sobretudo por meio da interlocução com a rede de ensino público municipal. Objetivo: Promover a saúde dos adolescentes por meio da integralidade do cuidado, com enfoque na intersetorialidade. Metodologia: A SMS reuniu as secretarias de Educação, Esporte e Lazer, SDHDS e CITINOVA e compartilhou a intenção em criar um Programa destinado aos adolescentes de 10 a 14 anos. Foram selecionadas 12 UAPS, cada uma com uma escola municipal vinculada. Cada equipamento identificou três profissionais para compor a equipe “top” responsável pela articulação das ações. Resultados: Foram realizadas as seguintes ações: concurso entre alunos das escolas para eleger o nome do programa; fortalecimento do envolvimento entre áreas técnicas da SMS, CORES e demais secretarias; oficinas com profissionais da saúde e da educação; capacitação para os profissionais da equipe de referência do programa das UAPS e escolas; linha de base dos indicadores para monitoramento quadrimestral; formação de grupos de adolescentes e atividades em todas as UAPS e escolas vinculadas. Considerações finais: O programa configura-se como estratégia de fortalecimento e qualificação das ações por meio da integração intersetorial desde a sua concepção, do estabelecimento de metas e indicadores e da oferta de capacitação profissional. Processos contínuos de avaliação subsidiarão estratégias de ação efetivas.