Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
AVALIÇÃO INTERNA DA QUALIDADE EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Relatoria:
PAULA MANUELA RODRIGUES PINHEIRO
Autores:
- Maria de Fátima Bastos Nóbrega de Almeida
- Joseana Taumaturgo Magalhães Falcão
- Mona Lisa Menezes Bruno
- Renata Rocha da Costa
- Andreina Fontenele Teixeira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Uma instituição de saúde com vínculo universitário, para conquistar uma certificação de qualidade, deve gerenciar e adequar os processos de assistência, ensino, pesquisa e gestão institucional aos requistos exigidos pelas normas de certificação. Uma das etapas para a conquista dessa certificação é realizar auditorias periódicas com o intuito de avaliar a instituição em relação ao cumprimento dos requisitos de qualidade e promover a cultura de melhoria contínua dos serviços prestados à população, visando atingir os padrões estabelecidos no sistema de avaliação. OBJETIVO: Relatar a experiência na primeira avaliação interna da qualidade de um hospital universitário. METODOLOGIA: A avaliação ocorreu em dezembro de 2019. Primeiramente foi criada uma comissão com 40 avaliadores internos da qualidade, formalizada com publicação de portaria. Foram realizadas capacitações com orientações sobre o processo de auditoria. Os avaliadores, organizados em dupla, visitaram as unidades, setores, divisões e gerências da instituição, averiguando o cumprimento dos requisitos essenciais de qualidade conforme dispostos no Manual de Avaliação. Durante 15 dias ocorreram as visistas e as avalições de todos os 60 serviços do hospital, entre áreas assistências (internações e ambulatoriais), de apoio, gerenciais e ensino e pesquisa. Ao termino da avaliação cada dupla de avaliador entregou, para a Unidade de Gestão da Qualidade, um relatório da área pela qual ficou responsável. Foi realizado um relatório de avaliação de todos os resultados gerando um resultado final para o Hospital universitário. RESULTADOS: O resultado obtido entre os requisitos do Manual para obtenção da certificação, foi de 88,34 de cumprimento aos requiusitos essenciais do manual. Após o resultado final foi entregue aos gestores o resultado e solicitado plano de ação para aqueles requisitos que não foram atingidos com o intuito de buscar melhorias e conquistar o selo de qualidade. CONCLUSÃO: Após a elaboração dos planos de ações, as tarefas propostas e cumprimento dos prazos foram acompanhadas pela Unidade de Gestão para que com isso o processo de melhoria da qualidade contínuas fosse realizado no Hospital Universitário.