LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
CONSTRUÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA CARDÍACA
Relatoria:
Agnes Oliveira Costa e Silva
Autores:
  • FRANCISCO DOUGLAS CANAFÍSTULA DE SOUZA
  • KEILA MARIA DE AZEVEDO PONTE
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
Introdução: Compreende-se tecnologia como um conjunto de saberes e fazeres relacionado a produtos e materiais que definem terapêuticas e processos de trabalho e se constituem em instrumentos para realizar ações na produção da saúde. Nessa perspectiva, a Tecnologia Educativa (TE) pode ser utilizada como ferramenta auxiliadora do processo de ensino e educação em saúde pelos enfermeiros nas suas práticas de promoção à saúde. Objetivo: Descrever a construção de uma tecnologia educativa em saúde para pacientes em pós-operatório de cirurgia cardíaca. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodológica seguindo as etapas propostas por Echer (2005) para o desenvolvimento de materiais educativos, o qual envolve as seguintes etapas: submissão do projeto ao comitê de ética em pesquisa; levantamento bibliográfico; elaboração do material educativo e qualificação. Também adotou-se as fases de elaboração de jogos proposta por Bezerra (2018) adaptado de Jaffe (2011). Resultados: A pesquisa bibliográfica possibilitou identificar os elementos que seriam utilizados na tecnologia educativa com embasamento científico para as perguntas utilizadas no jogo. As informações foram transformadas em dez perguntas que relacionam-se aos hábitos de autocuidado no pós-operatório de cirurgia cardíaca quais sejam: a realização de atividades da vida diária, boa alimentação, exercícios físicos, controle dos fatores de risco, terapia medicamentosa, aderência ao tratamento, cuidados com a incisão cirúrgica, acompanhamento por parte familiar ou amigos, a participação contínua da enfermagem e o engajamento do paciente no processo de realizar atividades respeitando suas limitações. A TE foi denominada MontaCardio e foi inspirada no jogo de quebra-cabeça no formato de um coração dividido em duas cores para formação: vermelho e laranja. Assim, os participantes deverão montar seu quebra cabeça com as respostas a partir das perguntas que foram instigados. A cor vermelha representa as boas práticas de autocuidado e a laranja, simboliza o alerta para melhoria, assim a TE servirá para guiar os participantes sobre o autocuidado no pós-operatório. Conclusão: Foi possível elaborar uma tecnologia educativa para a promoção da saúde voltada ao autocuidado no pós operatório de cirurgia cardíaca. Ademais referida TE deverá ser validada com juízes especialistas e aplicada junto ao público alvo para validação clínica.