Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
AS CONTRIBUIÇÕES DO ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Relatoria:
Maria Eduarda Libório Martins
Autores:
- Thamyles da Silva Dias
- Jenifer Iris da Costa Martins
- Evelyn Sthefane Santos Melo
- Evanildo Lopes Monteiro
- Sthefany Borges das Neves
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A atenção integral à saúde mental e à atenção psicossocial é um processo social complexo que envolve diversas categorias profissionais que possuem o papel de acolher, zelar e prestar assistência às pessoas em sofrimento mental. Tendo em vista o cuidado e o entendimento do sujeito na sua integralidade, o acolhimento é um dispositivo clínico fundamental da atenção psicossocial que busca minimizar os problemas que prejudicam a saúde mental dos indivíduos (SILVA; SANTOS; OLIVEIRA, 2020; VIANA, 2016). Objetivos: Relatar a experiência vivenciada a partir do projeto de extensão “Atenção Psicossocial para a Promoção da Saúde Mental de Estudantes da UFPA". Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa do tipo relato de experiência. Este estudo sucedeu devido às experiências oportunizadas pelo projeto de extensão. Resultados: O projeto teve início durante a pandemia da Covid-19 e do ensino remoto emergencial implantado pela UFPA aos estudantes. Assim, as ações do projeto foram realizadas em adaptação ao momento de isolamento social, as quais consistem em propiciar um acolhimento e atendimento psicossocial humanizado e qualificado aos estudantes da UFPA, permitindo assim o exercício da enfermagem no âmbito da saúde mental. A partir disso, as sessões de atendimento foram executadas de modo online pelo Google Meet. Na primeira sessão é realizado o acolhimento, que consiste em uma entrevista mais detalhada sobre o paciente, efetivando a sua identificação, indagando sobre a sua queixa principal, história da doença atual, histórico pessoal e familiar. É um espaço de escuta sensível e humanizada feito por um membro da equipe do projeto, juntamente com o coordenador e a sessão dura em média 50 minutos. Posteriormente, todas as informações coletadas são organizadas na ficha de prontuário para que seja produzido o projeto singular terapêutico para acompanhar o adoecimento psicossocial do paciente e para facilitar o auxílio da tomada de decisões, a periodicidade dos atendimentos, a fim de oferecer um serviço de qualidade e promover a recuperação dos pacientes. Conclusão: Participar de um projeto com foco na saúde mental é importante para fortalecer a rede de apoio psicossocial aos estudantes universitários para prevenção, educação e tratamento do adoecimento psicossocial.