LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
DRAMATIZAÇÃO PARA O ENSINO DE SAÚDE MENTAL NA ENFERMAGEM : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
UIASSER THOMAS FRANZMANN
Autores:
  • Lilia Marcela do Canto Pulvirenti
  • Andréia Saneski
  • Nicoli Ramos Nunes
  • Vitória Marin Barbosa
  • VITORIA DA SILVA GOULART
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução:A reforma psiquiátrica, expressa pela Lei 10216/2001, propõe a reformulação de condutas e práticas no cuidado em saúde mental. Neste sentido, há a necessidade de repensar a formação acadêmica, com vistas aos preceitos da Reforma Psiquiátrica. Objetivo: Compreender a experiência dos acadêmicos do Curso de Enfermagem, em relação à prática de dramatização na disciplina de Saúde Mental. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, a partir da vivência dos discentes do referido curso, em uma disciplina de Saúde Mental, no período de fevereiro de 2022 à junho de 2022, com a prática de dramatização contextualizada através dos conteúdos teóricos, a fim de evidenciar a realidade e a tomada de decisão do aluno frente ao conteúdo e situação exposta, como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. Resultados: A utilização da dramatização propiciou aos acadêmicos o saber teórico-prático e melhora da percepção da realidade com desenvolvimento de julgamento crítico reflexivo sobre os temas abordados ao longo da disciplina. A prática citada oportunizou momentos de interação e reflexão entre os discentes, que juntos discutiram sobre diagnósticos e condutas humanizadas indicadas em cada caso apresentado. Destaca-se a avaliação das funções psíquicas, a partir da utilização da palavra mnemônica ASMOCPLIAC, apontada como um momento de debates enriquecedores entre acadêmicos e docente. Conclusão: Evidenciou-se que os estudantes tiveram uma melhor percepção frente aos casos apontados, através da prática. Principalmente no raciocínio crítico e na tomada de decisão, propiciando um ambiente provocativo, vivenciando a realidade durante as aulas e unindo o saber teórico ao prático.