LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
Elaboração e aplicação de tecnologia educativa sobre alimentação saudável com criança: Relato de Experiência
Relatoria:
Thalia Alves Chagas Menezes
Autores:
  • Alana Ravete Oliveira Neves
  • Georgia de Sousa Serpa
  • Lívia Mota Sousa
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
ntrodução: O uso de Tecnologias Educativas (ET) como ferramentas para educação em saúde têm-se mostrado como uma experiência exitosa por enfermeiros, pois traz, de maneira lúdica e dialógica, atividades que fomentam modificações positivas nos hábitos de vida. Nesse contexto, a educação em saúde sobre alimentação para o público infantil pode ter um forte poder modulador, visto que é nesse período em que há a formação dos hábitos que reverberam na vida adulta, além disso, o uso das TE propiciam um ambiente estimulador para esse público, que por meio de brincadeiras e jogos, introduzem-no à educação alimentar de maneira compreensível e divertida. Objetivo: Relatar a construção e aplicação de uma tecnologia educativa sobre alimentação saudável com crianças e adolescentes do sexo feminino em um lar para vítimas de abuso e exploração sexual. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre a construção e utilização de duas tecnologias educativas com os títulos “pirâmide da saúde” e “mercadinho saudável”. Trata-se de dois jogos construídos por 9 membros do Núcleo Rondon da Universidade Federal do Ceará no mês de março de 2022. A primeira tecnologia citada aborda sobre a montagem da pirâmide alimentar ideal com a colagem de figuras de alimentos em um quadro, já a segunda, refere-se a montagem de compras ideais de alimentos no mercado fictício. Os materiais utilizados foram tesoura, imagens impressas, um quadro pequeno, giz e fitas adesivas. Resultado: No primeiro momento empreendeu-se uma reunião para pesquisa bibliográfica conjunta sobre alimentação saudável e acessível na infância. No segundo momento, realizou-se a pesquisa, impressão e corte das figuras utilizadas para as duas atividades. Por último, a dinâmica desenvolveu-se em dois momentos contíguos. O jogo “Pirâmide da saúde” consistia em um quadro com uma pirâmide alimentar em que as crianças colavam as figuras de alimentos que consideravam mais saudáveis e menos saudáveis. Já o jogo “mercadinho saudável”, desenhos de alimentos eram dispostos em uma mesa e a criança deveria escolher os alimentos que julgavam saudáveis em uma cestinha. Ao final das duas atividades, havia a elucidação sobre alimentação saudável. Conclusão: As dinâmicas apresentaram-se como instrumentos lúdicos efetivos para atividades educativas sobre alimentação saudável em saúde com crianças.