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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
ATIVIDADE DE CAPACITAÇÃO SOBRE AVALIAÇÃO DE FERIDAS PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Thalia Alves Chagas Menezes
Autores:
  • Camila Barroso Martins
  • Beatriz Alves de Oliveira
  • Tifanny Horta Castro
  • Manuela de Mendonça Figueirêdo Coelho
  • Mayara Lorenço Vilar
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As feridas caracterizam-se pela ocorrência de danos tissulares e classificam-se, de acordo com seu tempo de permanência, como crônicas ou agudas. No Brasil, estima-se que cerca de 3% da população possua algum tipo de ferida crônica, indicando um grave problema de saúde pública, já que geram altos custos, elevadas taxas de morbidade e afetam diretamente a qualidade de vida dos indivíduos que as possuem. O enfermeiro é um dos profissionais mais presentes no enfrentamento desse problema, estando diretamente ligado às atividades de prevenção, avaliação e tratamento. Nessa conjuntura, vê-se a necessidade de capacitações sobre feridas ainda na graduação. Objetivo: Relatar a atividade de capacitação com acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará sobre avaliação de feridas. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre capacitação com 12 membros da Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia no mês de março de 2022 via Google Meet. A capacitação foi dividida em três momentos: dinâmica de quebra-gelo, aula teórica sobre avaliação de feridas e dinâmica de registro da avaliação das lesões. O quebra-gelo consistiu na abordagem de um caso clínico e um jogo de investigação sobre o que avaliar em uma pessoa com feridas. O segundo momento deu-se na arguição teórica sobre os principais pontos de avaliação. Para a finalização, realizou-se a dinâmica onde os acadêmicos, ao avaliarem o caso clínico e uma imagem, deveriam argumentar e registrar os achados. Resultados: Durante a capacitação, os ligantes mostraram-se interessados e participativos, complementando o assunto nos momentos das dinâmicas e retirando suas dúvidas, assim, tendo a atividade uma boa avaliação no feedback, proporcionando conhecimento e desenvolvimento de habilidades teórico-prático. Conclusão: As dinâmicas realizadas durante a capacitação apresentaram-se como ferramentas lúdicas efetivas para atividades educativas. Além disso, a aula busca facilitar o aprendizado e ampliar o conhecimento dos futuros enfermeiros.