Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
ELABORAÇÃO/IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE ATENDIMENTO AMBULATORIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
VALERIA CRISTINA DELFINO DE ALMEIDA
Autores:
- Ana Paula Plácido Crispim
- Soraia Késsia de Araújo Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Por meio do processo sistematizado do cuidado de Enfermagem o enfermeiro identifica necessidades daqueles que estão sob seus cuidados e estabelece um fluxo de comunicação entre paciente e enfermeiro, assim como outros profissionais que integram a equipe. Além disso, sua utilização melhora a qualidade do cuidado e promove o desenvolvimento científico da Enfermagem.
Objetivo: Relatar a experiência de elaboração e implementação de um protocolo no atendimento de enfermagem. Metodologia: descritivo, do tipo relato de experiência, com abordagem qualitativa. Realizado em um ambulatório de endocrinologia de um hospital referência no município de Fortaleza-Ceará, desenvolvido por enfermeiras. Foi elaborado um instrumento para ser utilizado pelo enfermeiro do setor e favorecer o atendimento das demandas individuais na referida instituição. Foi realizada revisão de literatura que fundamentou a construção da tecnologia. A tecnologia foi aplicada pelos enfermeiros durante os atendimentos pré e pós consulta endocrinológica.
Resultados: Elaborado um formulário que atende as demandas de atendimento ao paciente com diabetes mellitus. Apresenta dados gerais, diagnóstico e avaliação clínica e recomendações/metas de enfermagem. Em um modelo estilo formulário que busca proporcionar agilidade e englobar os principais aspectos relacionados ao cuidado em diabetes. Trouxe resultados positivos durante os atendimentos relacionados à otimização da consulta de enfermagem, e registro preciso do que foi identificado e ações que foram realizadas para correção das condutas por parte dos pacientes.
Conclusão: O enfermeiro, responsável pela implementação da SAE e de seus recursos metodológicos, que engloba os diversos aspectos do cuidado, requer disposição, conhecimento científico e habilidade para o julgamento clínico necessário para o desenvolvimento do método, pois assim a sua aplicabilidade na prática promoverá intervenções mais precisas e palpáveis quando houver uma avaliação desse cuidado.