Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
UTILIZAÇÃO DO PORTFÓLIO NA DISCIPLINA DE ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Kézia Emily Araújo Gonçalves
Autores:
- Michell Ângelo Marques Araujo
- Antônio Gabriel Nascimento Silva
- Francisco Rafael Costa Ribeiro
- Iara Mendes de Medeiros
- Maryanne Cardoso Ponte
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Antropologia Filosófica, como disciplina do curso de Enfermagem, é essencial na formação de enfermeiros devido a sua visão humanística e holística do ser humano, influenciando um olhar crítico e um cuidado integral. Nesse contexto, foi utilizada a produção de um portfólio como metodologia ativa, contribuindo para a participação do graduando na formação acadêmica. OBJETIVOS: Relatar a experiência de estudantes de enfermagem sobre a aplicação do portfólio como forma de ensino-aprendizagem. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos do curso de Enfermagem na Universidade Federal do Ceará. O recurso pedagógico foi um estudo descritivo de todos os conteúdos estudados na disciplina de Antropologia Filosófica. RESULTADOS: O portfólio final reuniu todos os conteúdos ministrados no semestre, entre eles: ferramentas de autoconhecimento, tridimensionalidade humana, processos de saúde e doença, espiritualidade, espaços de cura, práticas integrativas e complementares, modelo biopsicossocial, teoristas de enfermagem, filmes didáticos e linha filosófica do tempo, relacionando os filósofos com contribuições na área da saúde. O maior desafio encontrado foi relacionar diversos ideais filosóficos com a enfermagem a partir de argumentos válidos, entretanto muitos foram os ganhos do uso dessa estratégia, entre eles, cabe citar: maior fixação do conteúdo, autonomia no desenvolvimento das atividades, maior capacidade de ter uma visão holística do ser humano e desenvolvimento de senso crítico. CONCLUSÃO: A utilização de portfólio como método de ensino mostrou-se adequada, tendo sido bem avaliada pelos participantes da disciplina, principalmente, por se tratar de algo dinâmico e auxiliar de forma positiva na aprendizagem, afirmando que o objetivo inicial- desenvolvimento dos conteúdos- foi alcançado.