LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
IMPACTOS DE AÇÕES EXTENSIONISTAS E DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Samuel Yao Atsu Duho
Autores:
  • Jennifer Sousa de Moraes
  • Maria Fernanda Nascimento Modesto
  • Natália Reis de Assis
  • Maria Amélia Fadul Bitar
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A extensão universitária resume-se em um processo de ações sucessivas de caráter educativo, social, científico realizadas em um período determinado, que objetiva a interação do aluno com a sociedade. Além da importância que essa articulação traz para a realidade social e sociedade, ela permite a troca de conhecimentos, e oportuniza ao aluno a possibilidade de uma formação integral, focada não apenas no conhecimento técnico, mas na responsabilidade cidadã, ética e no compromisso. Nesse quesito, a utilização de metodologias ativas na extensão proporciona ao discente uma formação integral e o desenvolvimento de determinadas habilidades que o conduz a ser protagonista de seu processo formativo. Objetivo: Relatar os impactos e contribuições de ações educativas extensionistas e de metodologias ativas na formação acadêmica e profissional de acadêmicos de enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, decorrente de ações educativas realizadas pelos alunos do Projeto de Extensão “Promoção de saberes sobre parasitoses intestinais em idosos, em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, sobre as parasitoses intestinais, para idosos de uma unidade municipal de saúde de Belém do Pará. Foram promovidas cinco ações, no período de 09 de maio a 14 de julho de 2022. As temáticas abordadas foram: Amebíase, giardíase, ancilostomíase e ascaridíase, dando ênfase para as formas de transmissão e medidas de prevenção. Como material didático utilizou-se Flit chart, protótipos do sistema digestório e jogos interativos. Após as ações, foram feitas avaliações do aprendizado, usando estratégias como quiz e jogos. Resultado: O emprego de metodologias ativas e inovadoras forçou os acadêmicos a buscarem na literatura estratégias que envolvessem os idosos na ação e que facilitassem o aprendizado. Constatou-se que os alunos ao solucionarem desafios gerados pelo uso das metodologias se tornaram sujeitos do seu próprio conhecimento e que o planejamento, organização e a realização das ações educativas, ocasionaram um impacto positivo no desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação como: boa comunicação, gestão e organização, trabalho em equipe e criatividade. Conclusão: A participação no projeto de extensão, baseado na educação em saúde e uso de metodologia ativas gerou uma gama de aprendizado e de vivências que irão impactar positivamente na formação dos futuros profissionais com pensamentos críticos e reflexivos.