Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
O CUIDADO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA A LUZ DAS TEORIAS DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Relatoria:
Adriana Rodrigues de Sousa
Autores:
- ADRIANO RODRIGUES DE SOUZA
- ALINE RODRIGUES FEITOZA DE SOUZA
- LÉA MARIA MOURA BARROSO DIOGENES
- CLAUDIA MARIA COSTA DE LIMA GIRONDA
- DANIELLE TEIXEIRA QUEIROZ
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) representa uma alteração no neurodesenvolvimento que compromete a comunicação, interação social e comportamento da criança. A enfermagem é fundamental no tocante à abordagem e manejo do cuidado, uma vez que a Sistematização da Assistência de Enfermagem sob a ótica das Teorias, possibilita a orientação para cuidadores e pais sobre o cuidado à criança com TEA e sua família. Objetivo: Identificar estudos que abordem a assistência de enfermagem baseada em teorias referentes ao cuidado da criança com TEA. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada por meio das bases de dados do PubMed e LILACS, onde utilizou-se os descritores “Child Health”, “Austism Spectrum Disorder” e “Nursing Theory” . Foram encontrados 11 artigos, sendo selecionados 04 artigos com base nos critérios de inclusão e exclusão, no período de 2018 a 2022 em relação à assistência de enfermagem à criança autista baseada em teoria sendo utilizado um quadro de categorização para melhor relacionar os achados. Resultados e Conclusão: Dos 04 artigos analisados, identificou-se sobre os tipos de estudo, que 02 eram descritivos, 01 avaliativo exploratório e 01 metodológico, sendo 04 de abordagem qualitativa. Quanto a população dos estudos, 02 eram de pais/cuidadores, 01 de profissionais de enfermagem e 01 aplicado com a própria criança. Com relação às teorias utilizadas nos estudos foram: Teoria de Dorothea Orem, Teoria Callista Roy, Teoria de Jean Watson e Teoria Fundamentada Construtiva, embora seja dos socialistas Barney Glaser e Anselm Strauss é bastante utilizada em pesquisas de enfermagem por realizar coleta e análise simultâneas de dados. A partir da análise dos artigos, percebeu-se a necessidade de intervenção sobre a abordagem de profissionais de enfermagem, pais, familiares e cuidadores quanto ao lidar com crianças com TEA. Conclui-se que há poucos estudos sobre o tema proposto, tornando-o relevante para a conjuntura atual uma vez que os diagnósticos de TEA apresentam-se em crescente aumento, necessitando que a Sistematização da Assistência de Enfermagem utilize como base uma teoria para guiar o cuidado às crianças com TEA bem como orientar pais, familiares e cuidadores.